Pesquisa de satisfação: saiba como fazer em um consultório

 In Para Dentistas

A pesquisa de satisfação é muito importante para conhecer sobre seu público e o que eles estão achando do seu serviço. Nesse post, você vai saber como usar essa ferramenta.

A pesquisa de satisfação é extremamente importante para se conhecer a opinião dos clientes sobre a qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelo consultório. Ela permite que o dono do negócio tome decisões de forma mais estruturada e trace novas estratégias para investir em melhoria contínua.

Por meio dessa poderosa ferramenta, a visão do paciente é levada em consideração, agregando maior valor a sua marca. Veja como é possível elaborá-la de maneira a obter informações precisas e úteis sobre o consultório e, assim, trazer melhores resultados. Confira!

Entenda a real importância de uma pesquisa de satisfação

Deixar uma impressão positiva quanto ao atendimento que a pessoa recebe é a chave para sua fidelização, garantindo que ele busque os serviços da sua clínica, sempre que necessário.

Usuários satisfeitos costumam fazer a famosa propaganda boca em boca, que é o melhor tipo de marketing para qualquer negócio. Além disso, o uso cada vez maior das redes sociais propaga opiniões e comentários que podem influenciar a adesão de novos clientes.

Justamente por esse motivo, fazer a pesquisa de satisfação se mostra uma estratégia eficiente, pois, a partir dela, é possível conhecer as necessidades e anseios do cliente e se trabalhar para aumentar a eficiência e tornar o seu consultório diferenciado dos demais, deixando-o mais atraente para o seu público-alvo.

Escolha a plataforma mais adequada para a divulgação

As características da clientela devem direcionar a plataforma de divulgação da pesquisa, que pode ser impressa ou online. Questionários em folha de papel exigem menor infraestrutura de criação. No entanto, demandam maior gerenciamento do tratamento de dados.

Pesquisas online — e-mails, formulários digitais etc. — requerem maior suporte para criação, porém, tem maior adesão e retorno, o que é essencial para que a pesquisa de satisfação funcione e atinja todos aqueles atendidos na sua clínica.

Selecione perguntas relevantes e úteis

O tipo de pergunta feita depende das informações desejadas pelo consultório, dentro da sua linha de trabalho. Contudo, certas modalidades de questões são mais relevantes e úteis para conhecer a satisfação do paciente.

É importante que sejam elaboradas perguntas que abordem a indicação dos pontos fortes e fracos dos serviços prestados, o nível de satisfação, a possibilidade de indicação para outros e a sugestão de melhorias.

Perguntas de natureza específica têm mais utilidade do que as genéricas, pois são mais objetivas, fáceis de responder e de serem analisadas. Após a definição dos itens a serem avaliados, as questões podem ter escalas de notas com valor mínimo e máximo, sendo fundamental a solicitação de justificativas para as notas dadas.

A seleção adequada das perguntas é o diferencial de um questionário eficiente. Portanto, elabore-as com bastante destreza e com direcionamento correto às necessidades e anseios dos pacientes.

Atente-se para a qualidade e quantidade de questões

Uma pergunta capaz de avaliar um item de interesse sobre a satisfação relativa a um consultório odontológico deve ser clara, direta, objetiva e bem estruturada, características que dão maior qualidade e eficiência à questão.

Vale ressaltar que o questionário deve ter um número de perguntas suficiente para verificar todas as informações de que a empresa precisa sem ser muito extenso. Afinal, o tempo das pessoas é curto e elas querem resolver tudo rapidamente. Nesse caso, menos é mais.

Encontre meios de incentivar os pacientes a responderem

A vida é corrida para todos, de forma que responder a uma pesquisa de satisfação pode não ser prioridade. Por isso, devem ser encontradas maneiras de incentivar o paciente a responder ao questionário.

Entre os meios possíveis estão a conscientização — por meio de estratégias de marketing — de que a participação vai gerar melhorias nos serviços e produtos, e a bonificação por meio de promoções, brindes, descontos etc.

A pesquisa de satisfação e o consultório odontológico

Veja os benefícios que a pesquisa de satisfação oferece para o consultório odontológico:

Conquistar a fidelidade do cliente

Todo consultório odontológico não quer um paciente que vá fazer um único procedimento e nunca mais retorne. O que o dono do negócio mais deseja é que ele seja um paciente fiel, que busque a clínica sempre que sentir necessidade.

Para alcançar essa meta, é preciso oferecer um serviço diferenciado, mas com custo acessível, de modo que a pessoa não se sinta impelida a procurar outra clínica dentária. Oferecer incentivos e descontos a cada consulta/procedimento realizado é uma medida eficaz para fidelizar o cliente.

Com o uso da pesquisa de satisfação, é possível identificar como a pessoa se sentiu enquanto esteve no seu consultório, se o tempo de espera foi baixo, se os funcionários foram educados e prestaram todos os esclarecimentos necessários e, obviamente, a impressão que ela teve do dentista que fez o atendimento. Tudo isso faz a diferença entre você e a concorrência.

Retenção da base de clientes

Obviamente que uma pesquisa de satisfação não será sempre 100% de elogios. Mas até o feedback negativo é importante para que o gestor do negócio perceba onde está a sua vulnerabilidade.

Se uma opinião desfavorável vier de um cliente antigo, é preciso fazer mudanças rapidamente, para não perdê-lo para outro consultório odontológico. Nesse caso, fazer uma ligação e conversar com a pessoa pode resolver o problema, já que você mostra ao paciente que a opinião dele foi ouvida e pode oferecer alguma cortesia no próximo atendimento.

Ao ter esse tipo de cuidado, você consegue reter a sua base de clientes, o que é extremamente relevante para manter a continuidade do negócio.

Possibilidade de novas vendas

Se o consultório realiza procedimentos e também comercializa escovas, outros itens de higiene bucal e aparelhos ortodônticos, por exemplo, também é preciso fazer uma pesquisa de satisfação para saber a opinião dos usuários e, assim, atrair a sua atenção para receber ofertas de outros produtos da sua marca, que ele ainda não teve a oportunidade de experimentar, instigando-o.

Saber o que é necessário melhorar

Não existe nenhum consultório perfeito. Sempre ocorrerá alguma falha ou erros ao longo do caminho. O importante é que eles não persistam. É aí que entra a pesquisa de satisfação. Ao analisar a opinião dos clientes sobre o atendimento e os itens comercializados, pode-se encontrar soluções para a melhoria de gargalos no negócio, aperfeiçoando-o a cada dia, promovendo o aprimoramento contínuo.

Elaborar campanhas de marketing

Com o advento das mídias sociais, é importante apostar no marketing digital para ampliar a atuação do seu negócio. Por isso, promova os seus serviços nas redes sociais e em blogs, para aumentar o alcance da sua marca e atrair novos clientes.

Percebeu como a pesquisa de satisfação faz a diferença para um consultório odontológico que deseja ganhar maior vantagem competitiva? Se você ainda não a adotou na sua clínica, invista e veja como os resultados vão ajudar a aumentar a competitividade do seu negócio, com a chegada de novos clientes e a fidelização dos antigos.

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