Placa bacteriana: como identificar e combater?

 In Dia-a-dia, Público em geral

Muito se fala da placa bacteriana, mas muitas pessoas não sabem como identificar nem combatê-la. Descubra isso e muito mais nesse post.

A placa bacteriana é algo comum de se observar nos dentes, já que os alimentos consumidos acabam ficando em partes na boca e sofrem ação de bactérias, formando aquela película branca em volta dos dentes e no contorno da gengiva.

A placa bacteriana, se não removida todos os dias com a higiene correta, pode transformar-se em tártaro, que poderá causar uma série de problemas bucais, como gengivite, periodontite e também a cárie. Se você está interessado em se livrar da placa em seus dentes, continue a leitura e entenda melhor como identificar esse problema e como combatê-lo!

Como saber que o que está em seus dentes são placas bacterianas?

A combinação do resto de alimentos que você come e da sua saliva formam um ambiente muito favorável para a reprodução de micro-organismos, produzindo e multiplicando-os rapidamente. A placa bacteriana forma-se nesse momento, e tende a se acomodar nas regiões entre os dentes e na divisão dos dentes com a gengiva.

É possível observar claramente a presença da placa nos dentes apenas observando-os, já que após as refeições, se não houver a escovação, forma-se uma película branca ou transparente em alguns dentes.

A placa é conhecida como o início de muitos problemas de saúde, pois, é a partir dela que instala-se o tártaro e que são abertas as portas para infecções nas gengivas e as temidas cáries.

Qual a diferença entre o tártaro e a placa?

A placa pode ser facilmente removida com a higiene bucal adequada, já o tártaro é um estágio mais avançado, de coloração amarela e até amarronzada, que é formado quando a placa já está mineralizada nos dentes, ou seja, instalada de maneira que a higiene que se faz em casa já não a remove facilmente.

A diferença entre a placa e o tártaro é que a primeira é o estágio inicial da ação das bactérias nos dentes, sendo superficial e facilmente removida. A segunda já é a consequência de dias sem remover a placa, formando ali uma substância mais difícil de remover.

Como evitar a placa bacteriana?

Não há outra maneira de evitar que a placa se acumule do que realizando a higiene bucal diária. Abaixo você confere algumas dicas para não deixar que a placa se transforme em um problema para a sua boca.

Escove os dentes regularmente

É recomendado que se escove os dentes ao menos 3 vezes por dia, após cada uma das refeições. Para escovar da maneira correta, coloque um pouco de creme dental em sua escova e posicione-a a um ângulo de aproximadamente 45º dos dentes, escovando um por um.

Para limpar a parte interna, posicione a escova da mesma forma e faça movimentos circulares.

Use fio dental todos os dias

Após escová-los, passe o fio dental em cada dente, abraçando a lateral de todos desde a parte em que se une à gengiva até o final. Ao menos uma vez ao dia é importante utilizar esse acessório, já que ele alcança a placa que pode ficar entre os dentes, onde a escova não pega.

Visite seu dentista regularmente

Não vá ao dentista apenas quanto detectar que seus dentes estão com tártaro. Realizar a limpeza a cada 6 meses é fundamental para evitar esse problema e também para que o profissional possa avaliar e prevenir outras doenças bucais.

Cuidado com restaurações que tenham excesso de materiais

Acredita-se que por termos restaurações na boca nossos dentes estão livres de problemas. Porém, já existem pesquisas alertando para o excesso de material usado pelos profissionais nas restaurações, como as resinas e amálgamas, já que podem reter placa dependo de onde estão localizadas.

Converse com seu dentista, pergunte a respeito disso e peça para que ele faça um check up em sua boca para verificar possíveis acúmulos de placa ou tártaro em uma restauração.

A placa bacteriana pode ser facilmente identificada e eliminada. O segredo é a dedicação de alguns minutos diários para a limpeza dos dentes e visitas regulares a um bom dentista para manter seu sorriso belo e, acima de tudo, saudável.

Para começar a cuidar dos seus dentes, confira alguns produtos que podem lhe ajudar em seu dia a dia!

Recent Posts

Leave a Comment