Por que a escova de dentes macia é a melhor opção para a saúde?

 In Dia-a-dia, Mau Hálito / Halitose, Público em geral

Entenda o por quê escovas de dentes com cerdas macias são mais indicadas para a maior parte da população e, descubra seus benefícios.

Não há dúvidas de que a escolha correta da escova de dentes é um dos pontos fundamentais para garantir uma boa higiene oral e, como consequência, a saúde bucal, certo?

É justamente na escolha das escovas dentais que muitas pessoas cometem seus maiores erros, por acreditarem — erroneamente — que as escovas de cerdas duras são mais eficientes na limpeza.

Nesse post vamos entender porque as escovas de dentes macias são as melhores opções para quem busca higiene e também um sorriso saudável. Vamos entender, também, os riscos que as escovas de cerdas duras trazem para a saúde bucal.

Fique com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O perigo das escovas de cerdas duras

Grande parte da população não sabe, mas as escovas de cerdas duras e más técnicas de escovação são uma das principais causas de desgastes do esmalte dental e até mesmo da retração da gengiva.

Isso acontece porque a escova dura aliada a técnicas incorretas de escovação favorecem o excesso de força e pressão que, por sua vez, ocasionam lesões na margem e no sulco gengival, podendo deixar até mesmo a raíz do dente exposta, dando origem a infecções, problemas periodontais e de sensibilidade dentária. Com o agravante de que esse tipo trauma nem sempre é sentido de imediato, o que leva a casos cada vez mais sérios.

Escova de cerdas macias: a melhor escolha para uma boca saudável

Especialistas e profissionais de odontologia são unânimes em indicar a escova de dentes macia como ideal para a higiene oral, pois limpam os dentes, removendo com eficiência a placa bacteriana causadores de gengivite, mau hálito e cáries, sem agredir a gengiva e nem causar danos ao esmalte ou ao colo exposto do dente. Veja algumas das suas vantagens:

Acessa com facilidade os espaços entre os dentes

Por ser mais flexível, as cerdas macias acessam com mais facilidade os espaços entre os dentes e o sulco gengival, limpando com suavidade e precisão.

Para uma escovação mais correta, as escovas de cabo longo são ótimas opções, pois ajudam a dar firmeza no processo de escovação.

São indicadas também para as crianças

Não só para adultos, a escova de dentes macia é altamente indicada para os pequenos, tanto com dentes de leite quanto com permanentes.

Para garantir uma escovação mais saudável, o ideal é que as cerdas e a cabeça da escova sejam arredondadas, para que alcance com facilidade até os dentes posteriores. É importante, também, que o cabo tenha uma boa empunhadura, para permitir melhor firmeza e não escorregar da mão.

No caso de crianças, prefira sempre modelos infantis, de acordo com a faixa etária do pequeno, que assegurem uma escovação  sem traumas e confortável.

Agora que você já sabe que a escova de dentes macia e a melhor opção para a saúde bucal e que não passa de mito a ideia de que as escovas de cerdas duras limpam melhor que as de cerdas macias, não há motivos para errar na hora de comprar as próximas escovas dentais de toda a família!

Conheça nossa linha de escovas dentais adultas macias e extra macias e também nossa linha infantil para garantir uma escovação de sucesso!

Recent Posts

Leave a Comment