Preste atenção na sua língua: ela pode indicar problemas escondidos em seu corpo

 In Mau Hálito / Halitose, Público em geral

A língua é uma parte muito curiosa do corpo humano, tem diversas funções e é capaz de dizer muito sobre como anda a sua saúde. Tanto que, na Medicina Tradicional Chinesa, a língua é um dos quatro pontos a serem observados antes de dar um diagnóstico ao paciente. Esse órgão impressionante é composto fibras músculo-esqueléticas, o que faz com que possamos controlá-la. Além disso, a língua é vital para o início do processo digestivo, para o paladar e para desenvolver a fala e também.

Mas você sabia que a língua é capaz de indicar problemas escondidos em seu corpo? No artigo de hoje vamos te mostrar o que esse órgão pode dizer sobre a sua saúde!

Quais os aspectos devem ser observados na hora de avaliar a língua?

Para fazer uma boa avaliação, cinco aspectos devem ser observados, em todas as áreas da língua. O local onde a alteração se encontra e a abrangência são fundamentais para fazer o diagnóstico. Veja quais são esses aspectos:

  • Cor: mais pálida ou avermelhada.
  • Saburra: a camada que se forma sobre a língua.
  • Textura: se possui fissuras ou machucados.
  • Volume: se a língua é larga ou estreita.
  • Veias sublinguais: são aquelas veias que podem ser observadas debaixo da língua.

Quais sinais observados na língua podem indicar problemas?

Quando a língua está com uma coloração pálida, pode ser um sinal de anemia decorrente da deficiência de ferro. Já quando o órgão está com uma coloração vermelho-escuro, o problema pode ser na circulação sanguínea, que não está funcionando corretamente. Além disso, pontos de cor roxa na língua podem indicar a presença de algum tumor no corpo.

Quando a língua está bem larga, podendo até ter marcas de dentes nas suas beiradas, o diagnóstico está relacionado a doenças imunológicas ou problemas no sangue. Já uma língua muito fina aponta para o que denominamos “hiperfunção do organismo”, o que significa, provavelmente, que um ou mais órgãos estão sobrecarregados.

Algumas doenças da língua e o que podem indicar

Glossodinia

É caracterizada pela sensação de ardência ou queimação na língua. O quadro geralmente está associado com reação alérgica ou o consumo de substâncias irritantes, como medicamentos diuréticos, álcool e tabaco. Também está relacionada ao diabetes e a perturbações emocionais.

Glossite

É uma inflamação na língua caracterizada por inchaço, perda das papilas filiformes e uma coloração avermelhada. Não costuma ser dolorosa, mas pode vir acompanhada da glossodinia. Geralmente está relacionada a alguma deficiência nutricional, reação a fármacos e desidratação.

Alguns problemas que podem ser identificados pelas características da língua

  • Língua avermelhada, com fissuras e pouco revestimento: esses aspectos podem estar relacionados a problemas digestivos, bronquite, nefrite, desnutrição ou insuficiência renal.
  • Língua arroxeada, com revestimento branco e pegajoso: aspectos relacionados a doenças endócrinas e a Síndrome de Cushing.
  • Língua de cor vermelho-claro, com revestimento amarelado na parte direita: aspectos relacionados a anemia, deficiência na circulação e deficiência na vesícula biliar.
  • Língua de cor roxo-escuro, com manchas hemorrágicas, revestimento branco úmido e espesso: aspectos relacionados a deficiência no baço e síndrome depressiva.
  • Língua de cor vermelho-claro, ondulações nas bordas e revestimento branco, fino e escorregadio: aspectos comuns em pacientes que respiram pela boca, mas também podem estar relacionados a deficiência respiratória e doenças alérgicas.

Com uma simples observação da língua já dá para ficar atento a alguns possíveis problemas de saúde. Mas lembre-se: não saia se automedicando em caso de constatar alguma alteração na sua língua. Procure um médico, pois somente ele saberá dar um diagnóstico mais preciso e confiável, além de indicar o melhor tratamento.

Ficou surpreso de quão importante a língua é para a sua saúde? Deixe seu comentário sobre o assunto!

Recent Posts

Leave a Comment