Previna cáries no seu bebê em 4 passos

 In Para seus filhos

Sim, mamãe, e sim, papai: assim que o primeiro sinal de arcada dentária em formação desponta na gengiva do seu bebê, há um contato dele com o meio externo e, portanto, com as bactérias, que produzem ácidos e levam à formação de pequenos orifícios nos dentes da criança. Por isso, desde que os primeiros dentinhos aparecem na boca dos seus pequenos, eles já têm riscos de ter cáries.

A boa notícia é que é possível evitar o problema! Acompanhe-nos e confira como prevenir os incômodos furinhos na dentição do seu neném:

Evite o açúcar

Essa já é a recomendação dos pediatras quando o assunto é a nutrição dos pequenos, e quando a pauta é o sorriso deles, ela deve ser repetida. A justificativa está no fato de que o açúcar é matéria-prima para a bactéria da cárie produzir o ácido que corrói a superfície dental. Por esse motivo, quando os dentinhos do seu bebê começarem a surgir, aposte em leite, chá e mesmo suco sem açúcar para encher suas mamadeiras.

Se seu bebê já está habituado a bebidas adocicadas, não se preocupe: não é preciso submetê-lo à tortura de cortar o costume de uma vez. Logo após a criança ingerir algum desses líquidos, caso ainda não tenha dentinhos, utilize uma gaze molhada com soro fisiológico ou mesmo água para limpar as gengivas. Se eles já existem, a regra é sempre apostar na escovação cuidadosa.

Cuidado ao amamentar

A amamentação faz uma diferença tremenda na saúde do seu bebê, mas junto com esse pacote de benefícios, vem o risco de cáries caso uma higiene bucal correta não seja feita. Em cada mamada, resquícios de leite acabam ficando na boca da criança e garantindo a festa das bactérias, principalmente à noite, quando muitos bebês são amamentados e vão direto para o berço dormir.

Para solucionar esse problema, depois de cada mamada, ofereça um pouquinho de água ao pequeno. E continua valendo, claro, a regra da gaze úmida ou da escovinha (dependendo da idade e da evolução da arcada dentária do seu filho).

Incentive a higiene com autonomia

Você começou os rituais de higiene bucal do bebê logo nos primeiros dias de vida e hoje já o vê com autonomia até pra guiar a colherzinha à boca na hora de comer? Então já pode dar um pouco mais de liberdade ao baixinho na hora de escovar os dentes.

Escolha uma escova infantil colorida para chamar a atenção do pequeno, tornando o momento da escovação muito mais divertido. Aliás, vale ser criativo, contar histórias, usar brinquedos e ensinar os movimentos da escova de forma bem didática. Uma boa dica é comparar o processo, por exemplo, a um trenzinho que segue determinado destino ou a uma vassourinha que vai fazer a limpeza de várias mini-casas.

Atenção ao dentifrício infantil

No supermercado ou na farmácia sempre vai haver uma parte da prateleira dedicada a pastas de dentes infantis quase irresistíveis. As embalagens têm formatos que lembram brinquedos e personagens dos desenhos e o sabor pode ser até de chantilly, mas fique de olho: a grande questão não é ingerir o produto, mas fazer a escovação sem o incômodo e a ardência que as pastas comuns para adultos podem causar.

Observe se seu pequeno está mesmo escovando os dentinhos ou apenas sugando ou mordendo a escova, o que também acaba sendo muito atrativo para eles. Se sim, oriente-o sobre a forma correta de proceder, caso contrário, a escovação não fará efeito.

E então, papai e mamãe: prontos para combater as cáries do seu bebê? Esperamos que sim! Se houver alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários e não deixe de conferir também nosso post com seis cuidados para garantir a higiene bucal do seu baixinho.

kids zoo_post

Recent Posts
Showing 2 comments
  • Vívia Costa Araújo
    Responder

    Ótimo essas orientações para os pais!!ameii

    • TePe
      Responder

      Olá Vívia, ficamos felizes que tenha gostado. Quer saber mais sobre algum tema de saúde bucal, deixe aqui sua sugestão.
      Grande abraço! 🙂

Leave a Comment