Produtos odontológicos: como eles impactam no sucesso do atendimento?

 In Para Dentistas, Profissionais da saúde

O sucesso no atendimento de uma clínica odontológica depende de inúmeros fatores: uma sala de espera bem estruturada, cumprimento dos horários, um profissional que execute bem o trabalho e saiba criar um clima acolhedor para os próprios pacientes, a colaboração de quem faz o tratamento, fornecedores, dentre outros. Porém, os produtos odontológicos costumam ser os últimos considerados nesta equação, o que deveria ser repensado por quem busca prestar um atendimento de excelência. Quer entender como os produtos odontológicos podem ser os seus grandes aliados? Acompanhe!

A clínica odontológica e a cozinha

Com a febre dos seriados sobre gastronomia e culinária, fica fácil fazer uma comparação entre o funcionamento de uma cozinha e uma clínica odontológica. Um chef não faz pratos perfeitos sem utilizar bons ingredientes e utensílios. Da mesma forma, um dentista também precisa de boas ferramentas para tabalhar.

Além de saber empregar os conhecimentos científicos e desenvolver habilidades técnicas, um dentista precisa trabalhar com produtos de boa qualidade, garantindo a durabilidade, a segurança e um bom acabamento estético.

“O barato que sai caro”

Produtos odontológicos com a qualidade inferior podem interferir no resultado final e gerar insatisfação no paciente. Por vezes, este produtos levam ao “retrabalho”, que gera menor rendimento e faz com que o dentista tenha de fazer o mesmo procedimento duas vezes, interferindo no preço final e na satisfação do paciente.

Assim, devemos pensar na qualidade de um consultório odontológico como a maior estratégia para a fidelização dos pacientes, que desenvolverão confiança no profissional e indicarão os serviços dele para amigos e familiares.

Como avaliar os produtos odontológicos de um consultório?

Antes de firmar contrato com fornecedores, faça pesquisas sobre a performance do produto. Busque indicações com colegas de profissão e não ceda a pressão de fornecedores até se certificar da qualidade dos produtos. Verifique o polimento das resinas e a gama de cores oferecidas, garantindo a diversidade em seus atendimentos.

As embalagens também devem ser consideradas na escolha: o uso dos produtos deve ser facilitado e permitir a conservação adequada das substâncias. Por isso, preocupe-se também com as condições de armazenamento dos produtos.

A qualidade de produtos odontológicos como estratégia de branding

Branding é a maneira como uma marca é percebida por concorrentes, pacientes, pela sociedade e por todos os que integram a rede de stakeholders (interessados) de um consultório odontológico.

O gerenciamento da marca de um consultório também inclui o valor percebido de um profissional, habilidade rara na Odontologia. Porém, esta estratégia comunicacional é de suma importância para que o paciente considere o seu empreendimento em um momento de necessidade.

Tudo o que um paciente vê e percebe do consultório ajuda na percepção do valor do atendimento. Por isso, para se fazer reconhecido e melhorar a presença de seu consultório no mercado, é preciso uma dedicação constante e diária à melhora das diversas etapas de atendimento ao paciente.

Daí a importância de garantir produtos odontológicos que contribuam com procedimentos ágeis e de boa qualidade. Afinal, por mais difícil que pareça, um paciente saberá se os materiais e produtos usados em uma clínica são de primeira linha, seja no desempenho deles durante a confecção, seja durante o uso. Desconfortos e constrangimentos podem levar ao questionamento das habilidades técnicas do profissional.

Preocupe-se também com a segmentação de seus pacientes: pessoas mais sensíveis ao preço se disponibilizarão a pagar menos. Seja claro ao apresentar a qualidade dos produtos e as consequências das escolhas do paciente. Verifique também a possibilidade de proporcionar condições de pagamento mais acessíveis para a necessidade do uso de produtos de primeira linha.

A qualidade dos produtos odontológicos não só é determinante para um bom atendimento como também é uma estratégia eficiente para divulgação de sua clínica. Por isso, a etapa da escolha de fornecedores é tão importante para a consolidação de seu empreendimento: preocupe-se em conciliar os interesses de seus pacientes com o melhor que você tem a oferecer. Um caso interessante sobre a recomendação de produtos odontológicos aos pacientes são as restaurações em amálgama, que possuem preço baixo mas apresentam alta concentração de elementos químicos danosos, como o mercúrio, como você pode ver aqui. Tem alguma sugestão ou dúvida? Comente aqui e compartilhe as suas experiências conosco!

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