fbpx

Prognatismo mandibular, como tratar? Leia e descubra!

 Em Aparelhos Ortodonticos, Dia-a-dia

Condição que pode ser causada por fatores genéticos, o prognatismo mandibular afeta o desenvolvimento ósseo da mandíbula e do maxilar.

Também conhecido como “queixo grande” o prognatismo é quando a arcada dentária inferior ultrapassa a arcada de cima.

Quem sofre com o prognatismo na maioria dos casos tem dificuldades para mastigar, falar além do fato que os lábios inferiores costumam ser mais grossos e o queixo mais proeminente.

Como tratar o prognatismo mandibular

O tratamento adequado é preventivo e começa quando criança com os dentes de leite. Porém, com o dentista observando a tendência de crescimento mandibular deve se buscar métodos menos agressivos para solucionar a questão antes de ser cogitada a cirurgia.

Aparelhos ortodônticos

Normalmente são usados os mesmos aparelhos para mordida cruzada, o aparelho ortodôntico consegue mudar o posicionamento dentário solucionando o problema do prognatismo. Em casos graves os aparelhos ortodônticos são usados após a cirurgia ortognática.

Aparelhos ortopédicos

São aparelhos que atuam diretamente na mandíbula e na maxila, podem ser extrabucais ou intrabucais removíveis ou fixos.

Cirurgia ortognática

Normalmente realizada apenas em casos extremos em que o tratamento com aparelhos ortodônticos e ortopédicos não funcionaram. O fator genético tem alta influência na necessidade da cirurgia.

A higiene bucal é um assunto recorrente a todas as pessoas que desejam ter dentes bonitos e saudáveis. Pacientes que sofrem com o prognatismo mandibular devem cuidar ainda mais da saúde da boca, pois o uso de aparelho tende a acumular resíduos e após a cirurgia a boca necessita de cuidados diferenciados.

Para aprender 3 dicas de como cuidar da saúde bucal de pacientes com prognatismo mandibular, continue lendo!

Escovação diária

Método mais eficaz para reduzir as chances de doenças bucais, a escovação deve ser realizada com uma escova de cerdas macias e adequadas para sua necessidade.

Para dentes com aparelhos fixos é recomendado o uso da Implant Ortho da TePe, que com cerdas em 2 fileiras consegue escovar sem prender ao bracket.

Para quem não faz uso de suportes fixos nos dentes, é recomendado o uso da Supreme da TePe que com filamentos em duas alturas consegue realizar uma limpeza completa e eficaz.

Pacientes que tiveram a necessidade de realizar cirurgia ortognática devem manter a higiene no pós operatório com uma escova pós cirúrgica como a Special Care da TePe, que é a única com 12 mil cerdas ultra macias para uma limpeza completa.

Limpeza interdental

É importante realizar a limpeza dos dentes até nos menores espaços, para isso as escovinhas interdentais da TePe são as mais recomendadas.

Para limpeza entre o dente e o bracket a mais indicada é a interdental 0.5mm de cor vermelha, e para a limpeza total e completa entre os dentes, a interdental rosa cumpre seu papel pois tem a espessura de um fio dental, com apenas 0.4mm.

Consultas regulares

É importante sempre manter em mente a necessidade de um profissional qualificado durante o processo. O prognatismo mandibular deve ser acompanhado de perto desde as primeiras indicações na infância para que não haja danos graves na auto estima e na formação óssea.

Tem prognatismo mandibular ou conhece alguém que sofre com a condição e não conhece os tratamentos? Marque os amigos nos comentários!

Os produtos TePe estão sempre disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Busque com o seu endereço ou CEP no botão e encontre a loja mais perto de você:

 

Posts Recentes

Deixe um comentário