Protetor bucal já está na boca dos craques de futebol.

 In Público em geral

Cristiano Ronaldo exibe seu novo instrumento de trabalho, um protetor bucal.

Cristiano Ronaldo tem uma nova ?arma secreta? para melhorar seu rendimento nos gramados: um protetor bucal. Nesta terça-feira, o jornal ?Marca? revela que o aparelho é usado pelo jogador com a intenção de obter mais força nos chutes.

Segundo a reportagem, o protetor, que custa ? 100 (R$ 243), ajuda Cristiano Ronaldo a posicionar corretamente a mandíbula e ao mordê-lo o português ganha mais potência nos músculos.

Além do jogador de futebol, o ?jornal Marca? diz que o golfista Tiger Woods utiliza o aparelho, que também é usado por atletas no Japão (onde foi criado), Estados Unidos, Itália e Reino Unido.

Comentário do Blogueiro:

A odontologia e a saúde agradecem esse bom exemplo de seus ídolos. Os protetores bucais são, antes de tudo, recursos valiosos para a prevenção dos traumatismos da boca e dos dentes, em atletas profissionais ou de ocasião.

No Brasil a Associação Brasileira de Odontologia lidera uma campanha de conscientização sobre a importância do uso desse recurso para os praticantes de esportes de contato.

Existem diversos tipos de protetores bucais. Os mais eficientes são feitos por profissionais da odontologia ? através da elaboração de um modelo, obtido a partir da cópia da arcada dentária. Essa técnica de ?moldagem bucal? permite um melhor detalhamento para a confecção dos protetores bucais.

Recomenda-se que esse procedimento seja realizado no ambiente do consultório dentário para que o dentista supervisione a sua instalação e oriente o paciente quanto aos cuidados necessários para o seu funcionamento. É importante que o atleta saiba dos pormenores relacionados ao bom uso desses protetores e que incluem as técnicas de higiene da boca e de limpeza e acondicionamento do protetor. .

Se você é um praticante de basquete, futebol, lutas, handebol e hockey procure o seu dentista e informe-se sobre como adaptar esse recurso a sua rotina esportiva ? você só tem a ganhar!

Fonte: Agência/AFP
Globo Esporte

Recent Posts