Quais alimentos evitar para ter uma boca saudável?

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Cuidar da saúde bucal é essencial para o nosso bem estar, não só porque a dor de dente e o mau hálito podem ser situações muito desagradáveis, mas ainda porque a boca é a porta de entrada para várias doenças e infecções indesejadas, que podem afetar a sua qualidade de vida.

Sabemos que alguns alimentos podem ajudar no desenvolvimento da saúde bucal, melhorando a formação dos dentes, a qualidade da mucosa da gengiva e até mesmo ajudando a controlar a produção de mau hálito, mas você sabe que alimentos devem ser evitados para ter uma boca saudável? Acompanhe-nos e descubra!

Açúcar branco

O grande vilão da saúde dos dentes é o açúcar. Esse alimento é a fonte mais rápida de substrato energético para qualquer organismo, o que facilita o desenvolvimento de bactérias nas regiões em que estão acumulados. Além disso, o próprio formato dos cristais de açúcar facilitam a penetração desse alimento nas regiões da arcada de limpeza mais difícil, como o espaço entre os dentes e os sulcos encontrados no esmalte dentário. Sem a limpeza adequada, o acúmulo deste alimento é um prato cheio para a formação de cáries, placas e tártaro, além de afetar consideravelmente o hálito bucal.

Alimentos ácidos

Existe uma relação importante entre o pH baixo de alimentos ácidos e a qualidade do esmalte dentário. O pH ácido é capaz de produzir pequenas lesões e erosões no esmalte dos dentes, que é pouco resistente a esse tipo de substância, podendo causar dor e desconforto em quem consome esses produtos em quantidade muito alta e não cuida corretamente da higienização.

Bebidas feitas com frutas ácidas, especialmente com a adição de açúcar, podem ser perigosas para a saúde dos dentes.

Doces que grudam

Já explicamos como o açúcar aumenta significativamente a produção de cáries e bactérias na região dos dentes. Esta situação pode ser agravada quando consumimos doces macios como balas, pudins, frutas em calda e caramelos, já que estes alimentos, por serem pegajosos, podem se acumular de maneira muito mais fácil nos dentes, dificultando sua limpeza natural pela produção de saliva.

Carboidratos refinados

Carboidratos refinados como o arroz branco, massas produzidas com farinhas brancas, bolos e biscoitos são fonte importante de amido para a nossa alimentação. Entretanto, o amido é facilmente quebrado em moléculas de açúcar simples, que são os principais vilões da saúde bucal. Por esse motivo, é mais interessante optar por fontes de carboidratos integrais, como massas feitas com farinha integral, pães e arroz integral, evitando, assim, aumentar o fornecimento de açúcar para as bactérias da região da boca.

Bebidas açucaradas

Se o açúcar é o grande vilão da saúde bucal, além dos alimentos que são fonte rápida desse produto, as bebidas adoçadas como os sucos de frutas industrializados, refrigerantes e bebidas produzidas com grande concentração de açúcar também devem ser evitadas. As bebidas também facilitam a distribuição do açúcar pela boca, permitindo que ele se aloge em regiões de difícil limpeza e aumentando o risco de desenvolver cáries.

Café em excesso

Mesmo que você beba café sem açúcar, essa bebida prejudica seu sorriso porque influencia consideravelmente a coloração do esmalte dentário, tornando os dentes mais escuros ao longo do tempo. A presença de um pigmento natural dessa bebida, que lhe dá a coloração mais escura, é o que pode tingir o dente de quem tem alto consumo de café. Para evitar esse quadro, portanto, é interessante moderar no consumo desta bebida, sobretudo durante tratamentos de clareamento dos dentes.

Apesar da recomendação para a redução do consumo de todos estes alimentos ser uma maneira de cuidar da saúde da boca, não adianta retirar esses produtos da sua rotina diária se você não tem atenção e cuidado com os a sua higienização bucal. O hábito de escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições é essencial para garantir a saúde da sua boca, independentemente da escolha dos seus alimentos.

E você, ficou com alguma dúvida? Conhece outros alimentos que devem ser consumidos com moderação para manter sua saúde bucal? Compartilhe conosco nos comentários!

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