Qual a importância da profilaxia dental periódica? Leia e entenda

 In Cárie, Dente Amarelo, Dia-a-dia, Público em geral

Entenda nesse post sobre a profilaxia dental e, quais benefícios para a sua saúde e para o seu bolso ela pode proporcionar.

Um sorriso bonito e bem cuidado é o cartão de visitas de uma pessoa, tanto na vida pessoal como na profissional. Por isso, é importante cuidar da sua aparência e da saúde bucal, por meio da profilaxia dental (limpeza feita pelo dentista), mantendo os dentes sempre saudáveis.

higiene oral diária deveria ser um hábito de todos. No entanto, somente a limpeza realizada em casa não é suficiente para manter a sua boca 100% sadia. É nesse momento que a revisão odontológica e a limpeza profissional periódica fazem toda a diferença.

Descubra, então, 5 benefícios da profilaxia dental para não adiar esse compromisso na sua agenda. Confira!

1. Deixar os dentes livres de manchas

No dia a dia, consumimos alimentos que acabam manchando e escurecendo os dentes, como café, refrigerante, sucos e vários outros que afetam a sua coloração.

Quando não fazemos a limpeza bucal de maneira correta, as manchas podem penetrar nas camadas mais profundas dos dentes, aumentando a dificuldade de sua remoção.

Por outro lado, quando a pessoa faz a profilaxia dental periodicamente, é possível removê-las com maior facilidade, garantindo um sorriso branco e saudável.

2. Permitir a identificação precoce de cáries

Com a ida ao dentista para fazer a limpeza dos dentes, o profissional faz uma avaliação, identificando alguns problemas, como as cáries, tanto em adultos como nas crianças.

Quando detectadas no começo, elas são mapeadas e tratadas antecipadamente, antes de provocarem dor, desconforto e evoluírem para um canal.

3. Proteger o paciente da placa bacteriana e do tártaro

Com a profilaxia dental adequada, é feita a remoção da placa bacteriana e do tártaro, evitando o aparecimento de diversas doenças bucais e de problemas mais sérios.

4. Evitar doenças nas gengivas

As periodontites e gengivites são cada vez mais comuns. Entretanto, assim como as cáries, elas podem ser facilmente detectadas e tratadas.

A pessoa pode iniciar o tratamento rapidamente, evitando maiores transtornos, como dores e sangramentos na gengiva.

5. Combater o problema do mau hálito

Esse problema ocorre devido ao excesso de micro-organismos presentes na boca.

Quando se faz a profilaxia dental adequada, em conjunto com outras medidas preventivas, como a higiene bucal correta, a limpeza dos dentes e da língua, se torna mais simples derrotar o mau hálito, que acomete tantas pessoas.

O ideal é que a limpeza profissional seja realizada a cada seis meses. Contudo, a frequência de cada caso deve ser definida pelo dentista, pois, se houver acúmulo de tártaro ou placa bacteriana, esse intervalo pode ser reduzido para cada três meses, visando a saúde bucal do indivíduo.

Vale ressaltar que a profilaxia dental não substitui os cuidados com a saúde bucal que se deve ter em casa. Então, faça sempre uma boa higiene, com o uso de bons produtos, limpador de língua e uma boa escova, sem se esquecer do fio dental, para manter os seus dentes sadios por muito mais tempo.

Você gostou de saber mais sobre a profilaxia dental? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Dentes amarelados? 5 hábitos alimentares que contribuem para isso” e saiba como contornar esse inconveniente!

Recent Posts

Leave a Comment