Qual a importância de usar uma escova específica para implante

 In Implantes Dentários, Profissionais da saúde

Aprenda nesse post a cuidar dos seus implantes dentários, mantendo a sua saúde bucal impecável e um sorriso lindo!

Implantes dentários são ótimos para repor a perda ou falta de dentição, mudando todo o rosto e criando uma imagem melhor, elevando a auto estima e a confiança do paciente.

Os implantes recuperam a saúde oral, o bem-estar e em muitos casos corrigem a mastigação, porém é preciso estar atento aos riscos que uma má higienização podem causar a sua saúde bucal. A peri-implantite é a maior causa de perda de implantes, e tem como sintomas a formação de pus e sangramento gengival pela falta de cuidado.

Além dos cuidados diários, não se pode esquecer que a dedicação deverá ser redobrada também durante a cicatrização. Mesmo com a gengiva sensível, deve-se escovar os dentes. Para isso use uma escova de dentes ultra macia que não irrite os tecidos frágeis devido a cirurgia.

Cuidados essenciais para o tratamento diário do seu implante dental:

Escovar a prótese não é como escovar dentes naturais, elas precisam de maiores cuidados e atenção. As cerdas devem ser macias para não irritar a gengiva, além disso, é importante evitar movimentos bruscos na escovação para que não ocorram lesões. No Brasil existem algumas escovas desenvolvidas especialmente para pessoas com implante dentário.

Use uma escova específica para implantes:

Universal Care

A Universal Care anteriormente chamada de Implant Care, diferente das escovas convencionais, tem cerdas na horizontal, isso permite que ela entre com maior facilidade no espaço entre a prótese e a gengiva, além disso sua cabeça angulada e cabo moldável facilitam a posição de escovação proporcionando mais conforto.

Implante Orto

Muito usada também para limpeza de aparelhos ortodônticos, a escova Implante Orto tem cerdas em duas fileiras para alcançar o espaço entre a prótese e a gengiva, principalmente na parte frontal da boca. Suas cerdas são macias o suficiente para não danificar sua prótese, contudo, na medida certa para escovar corretamente.

Escovas Interdentais

Anatômicas e flexíveis, as interdentais estão disponíveis em 8 tamanhos diferentes para se encaixar perfeitamente na sua necessidade, fazendo uma limpeza profunda e completa entre os dentes. Na maioria dos casos de implante são usadas as interdentais vermelha 0.5mm ou a amarela 0.7mm, porém alguns casos podem precisar de uma interdental maior, verifique antes com seu dentista.

Sole

Com um único tufo, a Sole (unitufo) é compacta e conta com filamentos curtos para maior estabilidade. Com boa empunhadura, suas cerdas possibilitam uma higienização oral completa de forma individualizada pois acessa locais que a escova convencional não é efetiva para o controle da placa bacteriana.

Cuidados Pós Cirúrgicos

A escovação também é muito importante no período de cicatrização. Por conta da sensibilidade, deve ser feita com uma escova pós cirúrgica, ultra macia. A TePe possui duas escovas pós cirúrgicas.

Special care

A escova com maior número de cerdas no mundo, com 10 mil filamentos feitos de poliéster. Seu uso é recomendado para a primeira etapa do pós cirúrgico.

Gentle Care

Indicada para a segunda etapa pós cirúrgica. A Gentle Care é a segunda escova com maior número de cerdas no mundo, com 7 mil filamentos.

Cuidados com próteses móveis

Caso seja uma prótese removível a escovação deverá ser feita com a Denture. Com cerdas duras e cabeça grande, a Denture tem boa empunhadura e garante a limpeza necessária para manter a higiene das partes removíveis.

<galeria de imagens com imagem do produto e ilustrações>

Não podemos negligenciar que a consulta ao dentista é fundamental e deve ser mais frequente. Problemas graves podem acontecer na prótese em lugares que não estão aos alcance dos olhos. Mais importante do que ter um sorriso belo, é ter um sorriso saudável.

Conhece alguém que precisa dessas dicas? Compartilhe esse post com ela!

Recent Posts

Leave a Comment