Qual é o momento ideal para a primeira vez no dentista?

 em Cárie, Dia-a-dia, Para seus filhos

O cuidado com a saúde bucal deve ser uma das prioridades de papais e mamães desde o nascimento dos seus filhos. Contudo, muitos pais ainda têm dúvidas quanto às visitas ao dentista e à higiene bucal dos bebês.

Qual a idade certa para a primeira vez no dentista? O que é trabalhado nessa primeira consulta? E a higiene bucal de bebês, com o que devo me preocupar? Essas são alguma das dúvidas mais comuns de pais e mães.

Essas dúvidas também são suas? Então acompanhe nosso post e saiba qual o momento ideal e tire suas dúvidas sobre o cuidado oral na infância!

Existe idade certa para levar os bebês pela primeira vez ao dentista?

A verdade é que não existe uma idade certa para que a primeira visita ao dentista aconteça.

Em geral, indica-se que os bebês sejam examinados após o nascimento dos primeiros dentinhos, que são quase sempre os quatro da frente (normalmente, nascem os dois dentes da arcada inferior e, em seguida, os da arcada superior). A erupção da primeira dentição acontece aproximadamente aos 6 meses, podendo variar entre 2 meses e 1 ano.

Nessa fase, o dentista já conseguirá identificar possíveis problemas como surgimento de cáries e outros para que possam ser tratados com mais facilidade.

Mas, então, só devo levar meu filho ao dentista quando os primeiros dentinhos nascerem?

Não, como dissemos, não existe uma idade certa.

A primeira visita ao dentista é um momento muito importante tanto para os pais quanto para os bebês. Isso porque, nessa primeira visita, além de ser estabelecido um programa de prevenção da saúde oral, serão trabalhados temas fundamentais para garantir a saúde bucal da criança como: alimentação adequada, hábitos de higiene antes e depois do nascimento dos dentinhos, uso da mamadeira e chupeta, tipos de escova de dente e pasta de dente a utilizar.

O dentista ainda poderá esclarecer dúvidas dos pais quanto ao nascimento da dentição, seus desconfortos e como minimizá-los, indicando pomadas ou anestésicos que reduzem a irritação e coceira causada pelo nascimento dos dentinhos. Portanto, quanto antes a visita acontecer, mais informado estarão os pais para garantir a saúde bucal de seus filhos.

Com qual regularidade devo levar meu filho ao dentista?

Geralmente, quando a criança não apresenta problemas ou situações de risco, as visitas ao dentista devem acontecer semestralmente. Entretanto, se o dentista observar alterações importantes ou situações de risco, as consultas devem acontecer a cada três meses.

Como garantir uma boa higiene oral antes mesmo de nascer os primeiros dentinhos?

Muitos pais não sabem, mas antes mesmo de os primeiros dentinhos apontarem, é fundamental manter uma rotina de higiene bucal do filhote, para garantir dentes fortes e saudáveis. Acompanhe nossas dicas e saiba como fazer uma boa higiene oral dos pequenos:

Até os 6 meses de idade:

  • a higiene oral deve ser feita com um paninho úmido após cada mamada. Isso ajuda a evitar a presença de bactérias.

Entre 6 e 24 meses de idade:

  • a higiene deve ser feita com uma compressa úmida ou com uma escova dental adequada à idade da criança;
  • para fazer a escovação correta, sente a criança no colo inclinando sua cabeça para trás. Escove toda a superfície dos dentes, com movimentos leves e circulares;
  • troque a escova de dentes a cada seis semanas;
  • a rotina de escovação deve acontecer de manhã e à noite;
  • conforme indicação da ABO use diariamente dentifrício fluoretado com 1000 ppm de flúor desde a erupção do primeiro dente;

Entre 2 e 4 anos

  • comece a ensinar a criança a fazer a sua própria higiene oral;
  • explique a importância da higiene oral e crie a rotina de limpeza bucal duas vezes ao dia: pela manhã e à noite;
  • evite deixar a criança comer após a escovação dos dentes, principalmente alimentos açucarados;
  • mantenha uma alimentação saudável.

Cuidar dos dentes de leite é tão importante quanto cuidar dos dentes definitivos dos filhos, por isso faça com que a primeira vez no dentista do seu filho aconteça o quanto antes, garantindo, assim, uma saúde oral impecável!

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de conteúdos como esse e muito mais!

Publicações recentes

Deixe um comentário