Qual vinho faz mais estragos na boca, o branco ou o tinto?

 em Público em geral

Uma pesquisa realizada por cirurgiões-dentistas alemães chegou a conclusão de que o vinho branco é mais prejudicial aos dentes do que o tinto. Isso se dá, pois esse tipo de vinho apresenta mais substâncias ácidas que corroem o esmalte dentário.

Na pesquisa feita com dentes perdidos e extraídos mergulhados, por um dia, dentro de taças de vinhos branco e tinto, os pesquisadores observaram que houve uma perda muito maior de cálcio e fósforo nas estruturas expostas ao vinho branco do que nas mergulhadas no vinho tinto. Os fatores que determinaram esse resultado foram o pH da bebida e o tempo em contato com os dentes.

Mas não se preocupe! Podemos citar algumas dicas legais para que você possa consumir a bebida e evitar esses danos aos dentes, independente do tipo de vinho!

1ª. Dica: Tome o vinho ao mesmo tempo em que ingere alimentos e água, porque durante a mastigação produzimos saliva, que ajudará consideravelmente a neutralizar a acidez do vinho. Mas tenha bastante cuidado, pois nem todos os alimentos neutralizam o dano. Alimentos ou sucos ácidos como frutas cítricas e morango, por exemplo, podem piorar ainda mais o problema, pois auxiliam um aumento na concentração de ácidos nos dentes e um potencial efeito erosivo.

2ª. Dica: Após beber o vinho dê um intervalo de pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes. Isso se deve ao tempo necessário para que a saliva neutralize o teor ácido deixado pelo consumo de vinho. Isso é recomendável para que o esmalte possa se recuperar do impacto ácido pelo consumo e o potencial desgaste dentário não piore com o atrito feito pelas cerdas das escovas de dente em uma boca recém-acidificada pelo consumo de vinho. E se forem escovar os dentes, escolha escovas com cerdas macias, pois elas são mecanicamente bem menos agressivas durante o atrito com o esmalte.

3ª. Dica: Tomar vinho comendo queijos e/ou cremes que tenham grande quantidade de cálcio, caso do requeijão sobre torrada. A mistura desse ingrediente ajuda a anular o efeito corrosivo do vinho.

Fonte: Veja on-line

Publicações recentes

Deixe um comentário