Quando a dor de cabeça é por causa dos dentes

 In Público em geral

Se você está recebendo muitos pacientes em seu consultório com queixas de dores de cabeça, saiba que eles podem não estar no lugar errado. A dor de cabeça pode ter muita relação com os dentes e, por esse motivo, o odontologista deve estar atento a esses sintomas em seus pacientes.

No texto de hoje, você vai entender melhor quando a dor de cabeça é causada por problemas nos dentes. Confira:

Relação entre a dor de cabeça e os dentes

A relação entre o dente e a dor de cabeça é muito fácil de ser entendida. Toda a estrutura muscular, de nervos e de articulações na face é a mesma, o que permite que qualquer situação que influencie em maior tensão nos músculos ou na estrutura óssea pode ser sentida em várias regiões do rosto.

Por esse motivo, dores de dente, especialmente quando não tratadas, podem ter sintomas transferidos para outras regiões na face.

Problemas odontológicos que podem influenciar na dor de cabeça

Vários são os problemas odontológicos que podem se transformar em dores de cabeça. Vamos citar alguns deles:

Bruxismo ( ranger os dentes )

O problema odontológico mais comum é o bruxismo, já que o esforço feito pelo ranger dos dentes durante o período do sono pode tensionar a musculatura da face, aumentando o desconforto e as dores no dia seguinte.

Esse esforço causa uma fadiga muscular com chances de se desenvolver em uma inflamação que pode sentida em todo o rosto e, por isso, confundida com dores de cabeça. Nesses casos é possível ainda encontrar edemas gengivais, que facilitam seu diagnóstico.

Imbricamento dentário ( apertamento do dentes )

Quem somente pressiona os dentes durante a noite ao invés de ranger também pode sofrer com dores de cabeça, já que a consequência na musculatura da face é a mesma.

Problemas na estrutura dentária

Dentes mal posicionados na arcada ou com algum problema de estrutura também podem ser responsáveis por sintomas de dores de cabeça. Isso acontece porque qualquer problema de posicionamento do dente reflete em dificuldades de mastigação e até de fala, aumentando o trabalho muscular e, consequentemente, podendo levar essas estruturas à fadiga.

Como discutimos acima, a fadiga é um estado de inflamação muscular que causa dores, podendo atingir a musculatura da cabeça.

Infecções dentárias

Cáries, periodontites, gengivites e quaisquer outros quadros clínicos odontológicos também podem ter como sintoma a dor de cabeça. Isto acontece porque esses processos inflamatórios, se não tratados corretamente, podem atingir o nervo trigêmeo, que fica localizado próximo à estrutura dentária.

O papel do odontologista nesse tratamento

Depois de verificar que as dores de cabeça têm intensa relação com a qualidade dos dentes, é fácil entender o papel do odontologista no tratamento de alguns tipos de dor de cabeça.

Geralmente essas dores cessam logo após a solução do problema inicial, mas enquanto o tratamento é realizado, o odontologista pode prescrever analgésicos ou outras medicações para diminuir o desconforto desses sintomas.

Tratando os problemas

O tratamento da dor de cabeça depende intimamente do problema que está causando o sintoma. No caso do bruxismo e do imbricamento dentário o maior causador dessas situações é o estresse, que leva o indivíduo a pressionar a musculatura da face. Nesse caso, o tratamento é psicológico e psiquiátrico, cabendo ao odontologista somente preparar placas de proteção dentária para que as lesões nos dentes e na musculatura sejam reduzidos.

O fumo, o uso de drogas e o consumo exagerado de álcool ou café também podem causar esses sintomas.

Para os problemas de estrutura dentária e infecção nos dentes, o tratamento pode ser 100% realizado pelo odontologista, já que basta identificar o que está causando as dores para que as atitudes clínicas corretas sejam realizadas. Durante o tratamento de alguma infecção, ou do posicionamento correto de alguma estrutura dentária, o profissional pode medicar a dor de cabeça com analgésicos para oferecer mais conforto ao paciente.

Você já recebeu pacientes apresentando quadros dentários que se refletiam em dores de cabeça? Como identificou o problema e realizou o tratamento? Compartilhe suas experiências com a gente no espaço reservado para comentários!

 

Recent Posts
Showing 32 comments
  • Sonnaly kenya
    Responder

    Ola boa noite, eu arranquei um dente siso faz 6 dias, so que desde o dia que eu arranquei esse dente, sinto dores de cabeça,isso é normal?

    • TePe
      Responder

      Olá, Sonnaly. Esse sintoma pode estar relacionado, ou não, a dor de cabeça. Se o sintoma for constante procure um dentista para que possa analisar o seu caso e recomendar o procedimento correto para a sua situação.

  • MARIA CRISTINA MICAELES
    Responder

    Extrai um dente na segunda e desde de ontem estou tendo pontadas agudas na cabeça do lado do dente extraído o.quê posso.fazer.

    • TePe
      Responder

      Olá, Maria. A dor de cabeça pode estar relacionada a diversos fatores. Se os sintomas forem constantes, procure um médico para que seja analisado o seu caso e feito o procedimento correto para sua situação.

  • ana
    Responder

    Tenho sentido dores de cabeça, cabeça pesada e nauseas diariamente desde ha 1 ano e meio ja passei por todo o tipo de especialidades e fiz imensos exames…continuo igual…ate medicinas alternativas tentei…depois de ver esta pagina fiz um exame á boca tenho 2 sisos superiores e 1 siso inferior a nascer..será que estes sintomas podem vir do siso?é normal durarem tanto tempo e doer todos os dias?os dentes nao me doem…mas tambem tenho aumento dos ganglios linfaticos estará relacionado? obrigada a quem responder

    • TePe
      Responder

      Que bom que nossos artigos lhe ajudaram. Nosso intuito é de justamente mantê-los informados sobre assuntos relacionados à saúde bucal. 🙂

      Em relação ao seu caso, pode estar relacionado ou não aos dentes sisos. O recomendado é ir ao dentista ou a um médico para que se entenda o porquê deste sintoma e assim feito o procedimento correto para sua situação.

  • Thaynara
    Responder

    Boa tarde
    Estou com três dentes para tirar um siso em cima e um siso embaixo e mais um dente em cima que está batendo na gengiva abaixo , e falta finalizar um canal e sinto pontadas na cabeça em várias partes

    • TePe
      Responder

      Olá, Thaynara. Os sintomas apresentados podem estar relacionados ao que você citou. Somente um dentista poderá analisar melhor o seu caso e recomendar o procedimento correto para sua situação.

  • van
    Responder

    Oi tem 2 semanas que extrai meu dente molar agora estou sentindo dores de cabeça todos os dias

    • TePe
      Responder

      Olá, Van. Se persistirem os sintomas entre em contato com o seu dentista.

  • luciana elias moreira
    Responder

    Boa tarde, fui ao dentista para arrancar 4 dentes e passei muito mal, senti tonteira e vomitei, minha pressão subiu.Sendo que minha pressão é baixa e não alta. Nunca aconteceu isso comigo, o que de fato aconteceu? Pois o dentista disse que eu fiquei muito tensa, mas ao meu ver não! Pra mim me senti mal devido a anestesia, ou quando ele colocou uma placa pra tirar raio x eu senti amargar minha boca. Mas mexeu muito comigo que nem tirar os dentes eu consegui e preciso tirar pois esta me incomodando muito. Sinto umas dores de cabeça e as vezes dor no ouvido no lado onde esta o dente siso que esta muito quebrado. O que eu faço? Quero resolver logo esse problema, mas tive panico por causa deste susto que eu tomei.

    • TePe
      Responder

      Olá, Luciana. Os sintomas apresentados podem estar relacionados ao medo de dentista. Temos um artigo que explica sobre o assunto: http://tepe.com.br/como-superar-o-medo-de-dentista/. Porém os sintomas apresentados podem estar relacionados a outros fatores. Somente um médico poderá analisar melhor o seu caso e recomendar o procedimento ideal para sua situação.

  • Lavinia
    Responder

    Meu dente Siso ta nascendo , ir sinto muita dor na cabeça ,meu Deus é muuito terrível .

    • TePe
      Responder

      Olá, Lavinia. Procure um dentista para que possa ser analisado o seu caso e recomendado o procedimento adequado para sua situação.

  • tairine
    Responder

    Venho sentindo pontada atrás da cabeça depois que tomei uma medicação no dente esse dente precisava fazer canal mas não fis ate hj e de la p ca as pontadas continuaram fais exatamente um ano essa pontadas atrás da cabeça pode ser esse dente pois eu não tinha essa dor ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Tairine. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa. Se os sintomas forem constantes procure um dentista.

  • Karina
    Responder

    Fiz desgaste nos dentes para a colocação de lentes de porcelana. Depois disso passei a sentir dores na mandíbula que sobem pra cabeça. É normal sentir isso devido ao procedimento?

    • TePe
      Responder

      Olá, Karina. Se os sintomas forem constantes procure o dentista que lhe atendeu. Somente ele(a) poderá analisar o seu caso e recomendar o procedimento adequado para sua situação.

  • Kandis Ina
    Responder

    parabens pelo conteudo claro e objetivo direto ao ponto a uqestão da dor de cabeça ainda me atormenta diariamente e o pior e que o medico diz que e psicologico.

  • Sheronsantos
    Responder

    Retirei meus quatro siso a menos de 20 dias e normal ainda senti sensacao d aperto e uma pequena dor jo alto d cabeca e tantem tirei 4 carie so do lado esquerdo epna parte d cima e parece sensivel

  • Marquin@hotmail.com
    Responder

    Eu extrai um dente e 6 meses depois o vizinho quebrou um pedacinho enquanto comia. Fiz restauração com resina, mas não pegou e foi o jeito fazer com almogama. E agora depois de uns 5 meses, eu acordo com esse dente doendo, no decorrer do dia a dor passa, fica um pouco sensível, mas passa.. Será que eu sofro de bruxismo ou será o dente que está ruim ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Marquin. Pode estar relacionado ou não. Somente um dentista poderá analisar o seu caso e recomendar o melhor procedimento a ser feito.

  • Aba
    Responder

    Oi estou com dores de cabeça todos os dias as dores são apertadas na parts da frente meus olhos ficam ardendo tbm

    • TePe
      Responder

      Olá, Aba. As dores de cabeça podem estar relacionadas a diversos fatores. O recomendado é que se vá ao médico para que possa ser analisado melhor o seu caso e compreendido o porquê desse sintoma.

  • Fernanda
    Responder

    Essa semana começou uma dor de cabeça localizada na têmpora esquerda e é justamente onde tenho 1 dente ao lado do ciso que começou a doer um pouco antes da dor de cabeça aparecer.
    Será que essa dor de cabeça chata localizada exatamente no lado da têmpora onde tem o dente superior que dói , está relaciona ao dente?
    Obrigada.

    • TePe
      Responder

      Olá, Fernanda. Pode ou não estar relacionado. O recomendado é que se vá ao médico para que possa ser melhor analisado o seu caso.

  • Kristhian Goulart da Luz
    Responder

    Fiz tratamento de canal… mais o dente continua doendo junto com dores de cabeça…. o que pode ser? Seria melhor fazer uma tomografia?

    • TePe
      Responder

      Olá, Kristhian. A sua dor de cabeça pode ser causada pela dor de dente. Se os problemas forem constantes procure um dentista. Em relação a tomografia procure um médico e informe o seu caso a ele.

  • Iago Wefer
    Responder

    Há alguns dias eu notei uma pequena mancha preta em meu dente, desde então venho sentindo uma dor de cabeça constante

    • TePe
      Responder

      Olá Iago. A mancha preta pode estar relacionada ou não com a dor de cabeça. Recomendamos que vá a um dentista para que ele possa verificar o que é essa mancha preta e verificar se há ligação com a dor de cabeça.

  • Mayara
    Responder

    Meus dentes dói MUITO

    • TePe
      Responder

      Já procurou um dentista? 🙁

Leave a Comment