Quando levar seu filho ao dentista pela primeira vez?

 In Para seus filhos, Público em geral

Sabia que os cuidados com a higiene oral da criança devem começar antes mesmo dos dentes nascerem? Isso mesmo! Os pais devem remover os resíduos de leite materno da língua do bebê e massagear a gengiva dos pequenos usando uma gase molhada em soro fisiológico. Isso garante que os dentinhos cresçam fortes e saudáveis.

Mas, além desses cuidados, é imprescindível que aconteçam visitas regulares ao dentista ainda na primeira infância, a fim de evitar problemas comuns entre as crianças, como por exemplo, as cáries. Mas quando deve ser a primeira consulta? Qual o momento ideal para levar o seu filho ao dentista? Como prepará-lo? Confira respostas para essas e outras perguntas lendo nosso post!

Quando deve ser a primeira consulta?

De acordo com os especialistas, a primeira consulta odontológica deve ser agendada entre os seis e os doze meses de idade, pois é nesse período que os primeiros dentinhos da criança começam a se desenvolver. Se os pais tomarem esse cuidado na fase inicial da vida de seus filhos, certamente eles terão uma boa saúde bucal na infância, adolescência e, também, na fase adulta.

O que é tratado nas primeiras visitas ao dentista?

No início do desenvolvimento dos dentes, ainda não são realizados procedimentos nas crianças, mas, durante as consultas, os pais são orientados acerca dos cuidados com a higiene, melhores acessórios para escovar os dentes do bebê, além de dicas de alimentação para que os dentes cresçam fortes e a mastigação seja desenvolvida corretamente.

Como preparar o bebê para as primeiras consultas odontológicas?

Mesmo enquanto o bebê ainda não fala e não tem todos os dentes desenvolvidos, o ideal é que, desde cedo, os pais demonstrem, na prática, o quanto a higiene bucal é importante. A escovação deve começar a partir do surgimento do primeiro dentinho, o que, normalmente, ocorre por volta dos nove meses. Essa primeira escovação precisa ser feita com dedeiras de silicone, ainda sem creme dental.

E quando a criança tem medo do dentista?

O medo do dentista é comum entre as crianças, mas quando elas são acompanhadas pelo mesmo médico desde cedo, a tendência é que elas até gostem de reencontrá-lo. Caso seu filho tenha crescido sem nunca ter ido ao dentista, prepare-o psicologicamente para o momento e escolha um bom dentista pediátrico. Quando o odontólogo é especializado no atendimento de crianças, além de usar técnicas mais suaves, ele costuma ter o consultório preparado especialmente para os pequenos, inclusive em termos de decoração, deixando-os consideravelmente mais à vontade.

Muito além da visita ao dentista

Além das consultas regulares ao dentista, os pais devem tomar alguns cuidados importantes para que as crianças conquistem um belo sorriso. Veja só:

  • Priorize uma alimentação saudável e livre de alimentos açucarados como balas, pirulitos e refrigerantes.
  • Evite o uso de produtos com flúor, pois o excesso de flúor pode causar fluorese, uma doença que mancha a dentição definitiva, além de deixar os dentes porosos e quebradiços.
  • Não descuide dos dentes de leite, pois, mesmo sendo temporários, eles são indispensáveis no desenvolvimento de funções como a fala, mastigação e respiração.

E você, ficou com alguma dúvida? Já levou o seu filho ao dentista pela primeira vez? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente através dos comentários!

 

Recent Posts

Leave a Comment