Quem venceu a guerra dos sexos da boca saudável ?

 In Público em geral

O site da Academia Americana de Periodontia mostra que as diferenças entre homens e mulheres são mais extensas do que parecem, especialmente quando se trata de cuidar da própria saúde.

De acordo com o Center for Disease Control (CDC), em comparação aos homens, as mulheres são melhores em visitas médicas para check-ups de rotina e são mais atuantes para marcar uma visita médica quando sentem-se doentes.

A novidade é que a nova pesquisa realizada, revela uma outra área aonde as mulheres são mais pró-ativas do que os homens, na manutenção dos dentes e das gengivas saudáveis.

Segundo o estudo, publicado em abril de 2011, a probabilidade de uma mulher ter recebido uma consulta odontológica de check-up, ao longo do período regular de um ano, é 2 vezes maior que a de um homem. Além disso, as mulheres eram mais ativas para agendar um eventual tratamento, recomendado após o check-up da boca.

As mulheres, envolvidas no estudo, também apresentaram melhores indicadores de saúde, incluindo menor incidência de placa dentária, cálculo e sangramento das gengivas, após a inspeção clínica dos pesquisadores.

O estudo também sugeriu que as mulheres têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, bem como uma atitude mais positiva em relação à visita regular ao dentista.

Para a coleta dos dados o estudo contou com mais de 800 pessoas, com idades entre 18 e 19 anos. Além do exame da boca, os participantes foram convidados a preencher um questionário por escrito que abordou a mensuração sobre estilo de vida, o conhecimento odontológico, a auto avaliação dos cuidados bucais e dos comportamentos frente aos temas da saúde bucal.

Para ler a matéria completa acesse: http://migre.me/8qLaC

Recent Posts