Quer saber quanto vale uma consulta? Pergunte ao Dr. House…

 em Público em geral

Alguns pacientes, motivados pela atitude complacente dos que desprezam a consulta inicial e se propõe a realizar meros orçamentos, como se lidássemos com madeira e aglomerados, desvalorizam a importância da primeira consulta e do significado para dentistas e pacientes dessa importante etapa para o conhecimento mútuo.

Particularmente vejo a primeira consulta como algo de grande valor. Tento extrair dela o máximo possível e oferecer, no mínimo, o mesmo.

Entendo que essa é a grande oportunidade de entendermos quem é aquele que nos procura para um tratamento e vice e versa. Já faz alguns anos que ouvi um velho mestre, o periodontista Dr. Fávios Armani dizer:

– “Tão importante quanto tratar é conhecer detalhes sobre o dono da doença ou daquele que busca tratamento”.

A prática de uma odontologia baseada em evidências baseia-se no tripé:

1- Experiência Clínica do Profissional

2- Melhores Evidências Científicas que respaldem o tratamento proposto

3- Percepção do paciente sobre o tratamento e eventuais alternativas  – ou prós e contras da(s) conduta(s) possível(eis) ao caso.

Essa questão é tão séria, para a odontologia e outras áreas da saúde, que até a TV tem levado consideração.

Quem já assistiu ao polêmico Dr. House, sabe que apesar do jeito cético e brusco do personagem, suas deduções (aparentemente geniais), são frutos da interatividade e do conhecimento obtidos pelos anos de estudo, por sua experiência profissional e pela interação com os detalhes de cada paciente, que fazem a diferença no fechamento de um diagnóstico e plano de tratamento.

Tudo o que é dito no seriado está embasado nos conhecimentos reais de uma expert no assunto. A entrevista de Veja com a Dra. Lisa Landers, que é a base para o conteúdo da ficção “quase real” de House, não deixa dúvidas.

Ela mostra que até a TV entendeu que a consulta permite a interação entre pacientes e profissionais na busca da melhor qualificação da informação para o seu público…

A Dra. Landers não deixa dúvidas de que esses detalhes é que fazem de House, esse sucesso de interesse ao público.

Se a TV leva isso à sério, imagine a importância disso para você e o seu dentista?

Leia a íntegra desse conteúdo no link:  http://veja.abril.com.br/noticia/saude/saude-house-lisa-sanders-entrevista

Publicações recentes