Razões para a falta de saúde bucal.

 In Profissionais da saúde

Você teria coragem de deixá-lo com a mesma escova de dentes o ano todo?

Diz o velho ditado que prevenir é melhor do que remediar. Em saúde bucal as coisas funcionam exatamente assim. Muitas pessoas não enxergam os seus dentes e a sua boca como uma forma de investimento para a saúde.

Para justificar o raciocínio, nada melhor do que se basear em exemplos bem brasileiros.

A recomendação dos dentistas é para que as pessoas troquem as suas escovas de dente entre um a três meses. Mas isso não é o que acontece, mesmo na população que costuma ter mais acesso aos tratamentos dentários.

De acordo com dados de 2008 da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil é segundo maior mercado de produtos de higiene bucal do mundo, com uma participação de 9,2% do comércio mundial.

Perde apenas para os Estados Unidos, que ocupa aproximadamente 16,2% desse mercado de produtos para auto-cuidados bucais (leia-se escovas, fio dental, cremes dentais, bochechos ? para falar dos principais).

Apesar desse detalhe ? aparentemente positivo – um dado é extremamente alarmante. No ano de 2008 o Brasil comercializou, cerca de 300 milhões de escovas de dente, o equivalente a 1,6 escova per capita. Isso significa que, durante um ano, quase não houveram trocas das escovas pela maioria dos brasileiros.

De que adianta falarmos dos grandes avanços científicos e tecnológicos dos tratamentos dentários se a nossa população não sabe e não consegue praticar uma eficiente higiene bucal diária?

De que adianta o governo criar inúmeros serviços de atendimento clínico e curativo para a população e cobrar impostos exorbitantes dos produtos voltados a higiene bucal ou mesmo de outras linhas para auto-cuidados com a saúde?

Esse é um dos muitos tópicos sobre o significado dos investimentos para a obtenção de saúde bucal. Se você tem dúvidas ou sugestões participe. O blog adoro sorrir está de portas abertas para as suas opiniões!

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology

Fonte: site Brasil escola

Recent Posts