Remédios que provocam secura na boca.

 In Público em geral

Boa parte dos americanos (73%) acha que os medicamentos melhoraram a vida das pessoas,inclusive sua própria vida e as vidas de seus familiares (63%). Mais da metade dos adultos daquela nação toma algum remédio atualmente e um em cada cinco americanos toma, por dia, quatro ou mais remédios vendidos com receita médica.

Pensando nas repercussões indesejadas desse alto consumo de drogas prescritas, chegamos a um tema de valor a nossa odontologia: – Quais os remédios que levam a secura da boca?

De acordo com o Portal Saúde de Terra, existem mais de 500 medicamentos que podem causar boca seca e, o uso de vários deles ao mesmo tempo, pode aumentar a gravidade do problema.

Os tipos de medicamento mais associados a secura bucal são:

Anti-histamínicos: Esta categoria de medicamento afeta a produção de saliva. Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc.

Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca. Este tipo de medicamentos afeta a produção de saliva. Entre eles: Zoloft, Flexaryl and Elavil.

Antieméticos: São remédios prescritos para evitar vômito e náusea na quimioterapia e radioterapia e também usados para tratar de enjoos (por exemplo, Anzemet, Domperidone).

Anti-hipertensivos: Os medicamentos anti-hipertensivos (por exemplo, Albuterol aerossol, Norvasc, Prinivil) são tomados para o controle da pressão arterial.

Antiparkinson: Os medicamentos desta categoria são prescritos para aliviar os sintomas da doença de Parkinson e outras formas de parkinsonismo (por exemplo, Levodopa, Artane).

Antispasmódicos: Estes medicamentos são utilizados para tratar e aliviar as cólicas e espasmos que ocorrem no estômago, intestinos delgado e grosso e bexiga (por exemplo, Diciclomina).

Antipsicóticos: Medicamentos indicados para transtornos psiquiátricos, ansiedade e depressão (por exemplo, Zoloft, Lexapro).

Sedativos: São substâncias que reduzem a excitação, irritabilidade ou ansiedade (por exemplo, Amytal, Valium, Lunesta).

Se estiver tomando algum destes medicamentos, consulte seu médico e o dentista para saber como controlar os efeitos da boca seca que podem ocorrer simultaneamente a sua ingestão. Há medicamentos vendidos, com ou sem receita, que podem aliviar a secura da boca e garganta, são eles:

– os de ação local (caso de enxaguantes, gomas de mascar e escovas de cerdas extra e ultra macias),

– os de uso sistêmico, conforme prescrição do seu médico e/ou dentista.

Seu médico e o dentista irão ajudá-lo a encontrar alívio para esse efeito colateral crônico e indesejado e prescrever condutas adequadas ao seu estado bucal.

Recent Posts

Leave a Comment