Resolva os problemas mais comuns da saúde da sua boca com nossas dicas

 In Público em geral

A higiene pessoal deve ser prioridade para todas as pessoas, principalmente quando se trata dos cuidados com a boca, já que, quando a saúde bucal é afetada por bactérias e fungos, todo o organismo pode ser atingido. Existem diversas doenças que são iniciadas dentro da boca e se proliferam para outras partes do corpo, por isso é preciso ficar atento e ter cuidados diários com tudo que envolve gengivas, dentes, lábios e mucosas interiores.

Confira alguns dos males que mais atingem a boca do brasileiro e saiba como se proteger de doenças mais graves e evitar situações constrangedoras causadas por um sorriso mal cuidado:

Mau hálito

Esse costuma ser um alerta importante de problemas dentais como a cárie, por exemplo, ou da falta de cuidados constantes com a higiene e saúde da boca. Para evitar constrangimentos por causados por essa mazela, é preciso estabelecer algumas práticas, como:

  • Não ficar por muito tempo em jejum;
  • beber bastante água, para auxiliar na salivação;
  • escovar bem os dentes;
  • além de finalizar a higienização com enxaguante bucal.

É importante destacar que a língua também concentra muitas bactérias, por isso é indicado que utilize um limpador de língua para cuidar especificamente desse local.

Gengivite

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, menos de 22% dos adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis. A gengivite é uma infecção bucal provocada por bactérias, e seus principais sintomas, que podem identificados ao escovar os dentes ou ao comer, são:

  • a vermelhidão;
  • a inflamação;
  • e o sangramento das gengivas.

A principal causa dessa doença é a falta de higienização. Sendo assim, para prevenir a gengivite, é preciso uma escovação correta, uso do fio dental, alimentação adequada e visitas regulares ao dentista.

Cárie

A cárie é uma das doenças mais conhecidas não apenas pelos adultos, mas também por grande parte das crianças. Trata-se de uma doença transmissível que surge por conta de resíduos alimentares que permanecem em contato com os dentes e são utilizados pelas bactérias presentes na boca, dando origem à placa bacteriana.

É importante que os cuidados com alimentação e com a higiene da boca sejam constantes e comecem desde cedo, afinal alguns fatores podem interferir diretamente no desenvolvimento dos dentes da criança. Quando aparecerem os primeiros dentinhos já é importante que os pais iniciem a escovação com escovas específicas para crianças.

Afta

É uma ferida, de aparência branca ou amarelada, que costuma surgir na língua ou nas partes internas da boca, normalmente em pessoas com baixa imunidade. Enretanto, outros fatores, como o uso de determinado medicamento, fumo, próteses bucais, entre outros, também podem favorecer o desenvolvimento desse problema.

Normalmente as aftas pequenas não precisam de tratamento e desaparecerem em até duas semanas. Durante esse período, é importante:

  • Evitar alimentos ácidos ou muito condimentados;
  • e escovar os dentes suavemente.

De maneira geral, através de cuidados diários, da utilização de produtos adequados e de visitas constantes ao dentista para limpezas e tratamentos, é possível evitar todos esses problemas. Compartilhe nosso post com seus amigos e familiares para que todos saibam como cuidar da saúde bucal e conte para a gente, nos comentários, se ficou com alguma dúvida!

 

Recent Posts

Leave a Comment