Saiba como criar uma clínica odontológica de sucesso

 In Para Dentistas

Pensando em dar um passo à frente e montar sua clínica de odontologia? A ideia é boa! Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), há mais de dez anos o segmento de odontologia é o que mais cresce dentre os que compõem a indústria de saúde no Brasil.

O número de pessoas preocupadas com a saúde bucal e que valorizam o cuidado com o sorriso, a estética e os dentes tem aumentado vertiginosamente.

E se você acha que acabaram as boas notícias, te damos mais uma: é um mercado em crescimento e que tem potencial para ser explorado!

Em pesquisa feita em 2014, o CFO revelou que cerca de 3 milhões de pessoas não fazem tratamentos dentários. Porém, os dados mostram também que nove em cada dez pessoas consideram ser muito importante o cuidado com a saúde bucal, sendo que 72% declararam que vão pelo menos uma vez por ano ao dentista.

O cenário é bom e a perspectiva é otimista, contudo, para que seu consultório dê certo, não basta se basear apenas em indicativos econômicos e de mercado. Acompanhe nosso artigo e saiba o que você precisa considerar para que a sua clínica odontológica seja um verdadeiro sucesso!

Planejamento é indispensável

Quando você pensa em abrir a sua clínica odontológica, provavelmente, acredita que se você domina a técnica, não tem como dar errado. Mas, a verdade é que para um consultório odontológico dar certo, algumas noções gerenciais e de empreendedorismo são indispensáveis.

O primeiro passo deve ser o planejamento do negócio. Nessa etapa, você vai conhecer melhor o mercado odontológico da região em que pretende investir, segmentar os serviços a serem prestados, conhecer a concorrência, o perfil dos seus clientes e avaliar o negócio como um todo, inclusive financeiramente.

Uma excelente ferramenta para desdobrar esse planejamento é o Plano de Negócios (documento que especifica um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado). Desenvolvendo-o, você poderá ter mais domínio gerencial e estratégico, garantindo maiores chances de sucesso.

Estratégia de marketing bem afinada

O mercado de odontologia está cada vez mais competitivo, o que exige mais diferenciação das empresas que entram nesse ramo. Por isso, contar com um Plano de Marketing (documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir os objetivos do marketing) e estratégias bem afinadas podem ser o melhor subterfúgio.

O marketing é a ciência que permite avaliar o comportamento do cliente, bem como identificar problemas que estão travando os resultados positivos do negócio. Basicamente, seu objetivo é potencializar os resultados financeiros, de percepção e de valor da sua marca/serviço, por meio da identificação das necessidades e desejo dos clientes.

Observe como estão os seus canais de comunicação e divulgação da marca. Em tempos digitais, ter uma boa presença de marketing na web é indispensável para o sucesso do negócio.

Atendimento ao cliente gerando fidelização

De nada adianta você oferecer um excelente trabalho odontológico se o atendimento da sua clínica vai de mal a pior, não é mesmo?

O que estima o sucesso ou não do seu consultório odontológico não é somente a lucratividade, mas também a fidelização dos seus clientes e a conquista de novos, vindos, muitas vezes, de indicações de outros pacientes ou dentistas.

É muito importante estar atento ao atendimento, buscando oferecer ao paciente experiências positivas de acolhimento e atenção, seja durante a consulta ou nos momentos posteriores e anteriores.

Ofereça constantemente capacitação para os seus funcionários que estão na linha de frente, lidando diariamente com os pacientes.

Investimento em tecnologia de ponta

Uma das maiores dificuldades dos negócios odontológicos é a sua manutenção. Devido à necessidade de investimentos constantes em tecnologia, em aparelhos e em equipamentos de alto custo, muitos dentistas-empresário acabam por não conseguirem a sustentabilidade do negócio.

É muito importante investir em tecnologias e equipamentos inovadores para oferecer aos seus clientes os melhores produtos, materiais e tratamentos odontológicos, assim como é imprescindível que todos esses gastos estejam contemplados em seu planejamento para não prejudicarem a rentabilidade do negócio.

Não se esqueça dos investimentos em sua capacitação profissional. Cursos, workshops e simpósios ajudam você a se atualizar e oferecer o que há de melhor aos seus pacientes.

Falando em produtos e a fidelização de clientes tendo como base o atendimento, confira como os produtos odontológicos impactam no sucesso do atendimento.

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