Saiba como fazer a correta higiene dos espaços entre os dentes

 em Público em geral

Para fazer a perfeita  higienização bucal é importante limpar não apenas a superfície dos dentes, mas também os espaços existentes entre eles. Isso é fundamental para eliminar os vestígios de alimento, bem como evitar o surgimento de doenças bucais.

As duas maneiras mais eficientes de higienizar os espaços entre os dentes é usando fio dental e escova interdental. Não escolha entre um ou outro acessório. O mais indicado é combiná-los, pois o fio dental chega a lugares onde a escova comum dificilmente alcança. A escova interdental, por sua vez, elimina resíduos alimentares e as bactérias que tendem a se acumular em cantinhos inatingíveis para as escovas comuns.

Quer saber como usar esses aliados da sua higiene bucal? Então continue lendo o nosso artigo!

A importância do fio dental e da escova interdental

Em nossa arcada dentária, existem alguns locais anatômicos, com depressões, irregularidades e cavidades que somente o fio dental e a escova interdental podem alcançar. Vale destacar que a higiene entre os dentes é tão importante, que atribui-se a ela a erradicação da cárie em alguns países que não dispensam o uso da escova interdental e do fio dental.

Use o fio dental corretamente

A gengiva forma uma espécie de triângulo no espaço entre os dentes, chamado de papila pelos dentistas. Para fazer a limpeza dessa região, passe o fio dental no triângulo, entrando profundamente na gengiva, mas tomando cuidado para não ferir o local. Passar o fio superficialmente é o mesmo que não usá-lo, pois não faz diferença alguma na higiene bucal.

Como escolher a escova interdental?interdental rosa

Primeiramente, é preciso escolher uma escova com formato e diâmetro adequados para a sua dentição. Um bom dentista pode te orientar nesse sentido e evitar que você fique confuso diante das inúmeras opções existentes no mercado. Vale destacar que as escovas finas demais não higienizam adequadamente, ao passo que as demasiadamente grossas não se encaixam no espaço entre os dentes, podendo provocar traumas e retrações gengivais.

Passo a passo para usar as escovas interdentais

Depois de adquirir uma escova de boa qualidade, é fundamental que você adote o procedimento correto durante a higienização. Confira a seguir o passo a passo para usar as escovas interdentais:

  1. Ache o espaço entre os dois dentes e coloque a ponta da escova  de maneira inclinada, em um ângulo de  45 graus em direção à gengiva.
  2. Nos dentes superiores, sempre incline a escova para cima, enquanto nos dentes inferiores, você deve inclinar a escova para baixo.
  3. Os movimentos devem ser delicados e a pressão deve ser suave.
  4. Deslize a escova em um movimento de fora para dentro da boca uma vez apenas, pois a repetição pode machucar a gengiva.
  5. Lembre-se que o uso da escova interdental deve ser diário.

E aí, disposto a  usar fio dental e escova interdental para melhorar a sua higiene bucal? Compartilhe suas opiniões conosco e clique no link a seguir para conferir alguns modelos de escova favoráveis para a limpeza entre os dentes. Até a próxima!

Publicações recentes
Showing 2 comments
  • Ricardo Okino
    Responder

    Muito interessante e didático o trabalho de vocês …parabéns.
    Ricardo de Almeida Okino

    • TePe
      Responder

      Muito obrigado Ricardo. Ficamos felizes que goste.
      Grande abraço.

Deixe um comentário