Saiba como fazer em casa uma limpeza completa na boca!

 em Dia-a-dia, Fio dental, Público em geral

Ter dentes limpos não é somente sinal de boa higiene, é também um passo para uma saúde de qualidade. Por este motivo, devemos frequentar o dentista regularmente, a fim de que sejam feitas limpezas completas e conferidos como estão nossos dentes e boca.

Como o intervalo de visita ao dentista é de, aproximadamente, seis meses para casos clínicos sem complicações, é preciso aprender a manter a limpeza dos dentes em dia, mesmo em casa, até a nova consulta. Que tal seguir estas dicas para fazer uma limpeza completa?

Escolha a escova certa

O primeiro passo para se iniciar uma limpeza ideal da nossa boca e dentes é saber escolher o material correto. A escolha da escova de dentes ideal garante, além de uma higienização adequada, menor risco de desconfortos e até mesmo de machucar a gengiva ou outras partes da boca. Ela pode variar de acordo com a maciez das cerdas, o tamanho da cabeça e até mesmo o comprimento do cabo. Por isso, valorize sempre o indicado por seu dentista.

Escovar os dentes com frequência

Depois de escolhida a escova de dentes correta, é importante saber utilizá-la para limpar de maneira adequada os dentes. Primeiro, lembre-se da frequência de escovação: no mínimo três vezes ao dia, valorizando sempre os períodos após qualquer refeição (por menor que ela seja). A movimentação da escova também é essencial para que a limpeza seja realizada corretamente: deixe-a num ângulo de 45 graus, fazendo movimentos verticais, que passam da gengiva até o final dos dentes. Depois, da mesma maneira, escove a parte interna dos dentes e finalize escovando a língua, para retirar o máximo possível de resíduos alimentares e bacterianos.

Fio dental é essencial

Para higienizar corretamente não basta somente escovar os dentes. O uso do fio dental é essencial para terminar de remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que a escova não alcança. Lembre-se de deixar o fio limpar o sulco que se localiza entre a gengiva e o dente, mas com cuidado para não lesionar a mucosa. Se sua boca sangra com a passagem de fio dental, você pode estar se ferindo na hora da limpeza, ou pode estar com alguma patologia gengival.

Use enxaguante bucal

Depois do fio dental, para coroar a limpeza, é interessante fazer uso de algum enxaguante bucal. Este produto é capaz de reduzir a incidência de formações de novas placas, fortalecer a saúde dos dentes e também ajudar a melhorar o hálito bucal.

Creme dental é um diferencial

É interessante investir em um creme dental específico para seu estilo de dente. Hoje é possível encontrar os mais diversos tipos de cremes dentais, que variam os compostos químicos para sua elaboração: cremes para dentes sensíveis, para combater a placa, para gengivite, para clareamento e até mesmo o creme dental padrão. Descubra com seu dentista qual é o ideal para você e valorize esta aquisição.

Evite comer logo depois de escovar dente

Depois de escovar os dentes, é interessante ficar algum tempo sem ingerir qualquer tipo de alimento. Esta sugestão é feita porque os poros do dente ainda estão abertos após a higienização e correm o risco de permitirem a entrada de restos de alimentos, principalmente açucarados. O ideal é esperar cerca de 30 minutos ou uma hora para se alimentar novamente.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Alimentar-se bem não é só sinônimo de bem-estar corporal. Uma alimentação equilibrada também influencia na saúde dos dentes e das gengivas, que precisam de nutrientes para se manterem íntegros, e na diminuição da chance de formação de colônias bacterianas, por reforçarem a imunidade corporal.

Você escova os dentes corretamente? Segue os passos indicados neste texto? Deixe seu comentário!

 

Publicações recentes
Comments
  • Osvaldo
    Responder

    se eles ne3o tiverem nheunm problema nas gengivas (se te3o feridas): os teus filhotes este3o de parabe9ns, mesmo! sf3 gastas e9 mais dinheiro, mas e9 sinal que levam a higiene dente1ria a se9rio e provavelmente ne3o vais gastar dinheiro no tratamento de caries! ricos meninos!

Deixe um comentário