Saiba o que a gengivoplastia pode fazer pelo seu sorriso

 em Público em geral

Uma das condições mais comuns que afetam a estética do sorriso de um paciente é o sorriso gengival — em que parece que há mais gengiva do que dentes na boca, levando o paciente a ter vergonha de sorrir devido a isso. O que muitas pessoas não sabem é que há uma cirurgia relativamente simples para a correção dessa condição: a gengivoplastia.

Esse é um procedimento bastante seguro, no qual o excesso de tecido é retirado e o contorno da gengiva é mantido, proporcionando um sorriso mais natural. Confira agora todos os detalhes  sobre a gengivoplastia!

Como é feita a gengivoplastia?

O procedimento é bem simples e pouco invasivo, mas só pode ser executado por cirurgiões dentistas ou por periodontistas experientes na área cirúrgica. Todo o processo é feito em três etapas: o pré-operatório, a operação e o pós-operatório. Descreveremos cada uma delas detalhadamente:

Pré-operatório

Para verificar se a cirurgia é viável para cada paciente, é necessário que alguns exames sejam feitos:

  • Radiografia: com ela, o cirurgião dentista poderá saber qual é a forma dos seus dentes dentro de suas gengivas para elaborar melhor o traçado da incisão para retirada do excesso. Também será possível saber se há algum impedimento para o procedimento.
  • Exame de sangue: não é muito comum que o exame de sangue seja pedido por dentistas, mas, neste caso, ele é importante por causa da anestesia aplicada e do tipo de procedimento. Assim, será possível saber se há risco de complicações e se a recuperação será rápida e adequada.

Caso a cirurgia seja viável, será necessária uma limpeza local, buscando remover todas as placas bacterianas e demais elementos que possam causar a infecção da gengiva. Se o paciente estiver com gengivite, ele deverá tratá-la antes de fazer o procedimento cirúrgico.

A operação

Ao contrário do que muitos supõem, o procedimento é bem tranquilo e indolor, podendo ser executado em menos de duas horas, nos casos mais complicados. O paciente será submetido a uma  anestesia local e, caso necessário, a uma raspagem.

Usando um equipamento chamado Régua de Chu, o cirurgião irá determinar o local onde será feito o corte. Então, com um bisturi, o cirurgião-dentista fará incisões de acordo com o contorno de sua gengiva nos dentes.

A quantidade de gengiva retirada varia de acordo com paciente, porém, na maioria dos casos, é retirado entre um a 2 mm de tecido. Então, com um microdescolador, ele irá suspender praticamente toda a parte externa da gengiva para, depois, retirar também parte da gengiva que recobre coroa clínica encoberta pela gengiva.

Por fim, ele fará pequenas suturas na gengiva localizada no espaço entre os dentes para garantir a cicatrização mais rápida.

Pós-operatório

Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, os cuidados deverão ser mais intensos e devem ser consumidos somente alimentos líquidos e pastosos, frios ou em temperatura ambiente, a fim de evitar a formação de edemas.

Também é proibido fazer esforço intenso, ficando o trabalhador sob atestado médico. Depois de 72 horas, ele estará liberado para o retorno às atividades normais, como trabalhar, beijar, alimentar-se de sólidos etc.

Até uma semana após a cirurgia, quando é marcado o retorno para a retirada dos pontos, sua gengiva ainda estará sob um processo intenso de cicatrização, que permanecerá por 30 dias, mas bem imperceptivelmente.

Nessa etapa, ainda será possível sentir um leve desconforto. A presença de sintomas mais intensos, após esse período, é sinal de complicações!

Como essa cirurgia impactará a sua vida?

Ela devolverá seu prazer de sorrir, pois a anatomia do seu sorriso estará corrigida. Os resultados são imediatos! Os benefícios vão além da estética: haverá a diminuição das bolsas gengivais, o aumento da coroa clínica que foi encoberta pela gengiva e correção de algumas sequelas da Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda.

Ficou interessado em como essa cirurgia pode te devolver o prazer de sorrir? Ainda tem alguma dúvida? Comente no nosso post!

special care_post

Publicações recentes

Deixe um comentário