Saiba os perigos da cárie infantil nos dentes de leite

 In Cárie, Para seus filhos

Muitos pais descuidam dos dentes de leite dos pequenos por acreditarem que, como são temporários, não há motivos para preocupação. No entanto, esse é um engano que precisa ser desfeito. A cárie nos dentes de leite pode comprometer seriamente a saúde dos permanentes que ainda não nasceram.

Neste post, vamos explicar os perigos da cárie infantil e porque é importante cuidar da saúde bucal desde os primeiros dentinhos. Trazemos, ainda, dicas de como evitar o problema para que seu filho tenha um sorriso bonito e saudável dos dentes de leite aos permanentes. Confira!

Quais os riscos da cárie infantil?

A cárie é uma doença causada por bactérias que, em contato com resíduos de alimentos, produzem um ácido que destrói o esmalte dos dentes, provocando lesões que, nos casos mais avançados, podem causar a perda do dente.

Quando o problema acomete os dentes de leite, ele traz uma série de prejuízos para a saúde bucal da criança, que vão desde a necessidade de restaurações precoces até a extração do dente.

Se a cárie avançar pelo canal do dente de leite, ela vai contaminar o dente permanente ainda por nascer. Quando esse dente sair, ele já pode vir com problemas, como infecções e manchas. A cárie também pode causar dor e mau hálito na criança.

Quando é necessário extrair um dente de leite há um desarranjo na arcada dentária ainda em formação, o que pode levar a problemas de mastigação e à falta de espaço para a descida do dente permanente, que pode permanecer no interior da gengiva, nascer pela metade ou torto.

Por que é importante tratar a cárie infantil?

Os dentes de leite podem e devem receber tratamentos preventivos como limpeza e aplicação de flúor no consultório. E, diante de uma cárie, eles também podem ser restaurados, passar por tratamento de canal e, em último caso, serem extraídos, de acordo com a avaliação do dentista.

O tratamento da cárie nos dentes de leite vai evitar a perda do dente e preservar a estrutura necessária para que os dentes permanentes cresçam saudáveis. Quando necessário, por exemplo, após o tratamento da cárie, a criança pode usar aparelhos para manter o crescimento adequado da estrutura bucal para receber os dentes permanentes, evitando complicações como a má oclusão.

Como prevenir a cárie infantil?

As causas mais comuns de cárie infantil estão ligadas à higienização deficiente dos dentes de leite e maus hábitos de alimentação. Veja abaixo algumas medidas simples para cuidar da saúde bucal dos seus filhos.

Escovar os dentes com regularidade

Os dentes de leite também precisam ser escovados após cada refeição. A higienização noturna é a mais importante, já que durante o sono há uma redução na salivação que ajuda a limpar os dentes, o que favorece o acúmulo de bactérias. Como as crianças ainda não sabem escovar corretamente os dentes, os pais precisam acompanhar de perto a escovação e ajudá-las. Lembrando sempre de passar também o fio dental, especialmente quando os dentes são mais juntinhos.

Evitar alimentos açucarados

Quanto mais tarde a criança tiver contato com o açúcar, melhor para a saúde dos dentes. Doces, balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados e consumidos apenas em ocasiões especiais. E, claro, os dentes precisam ser escovados após o seu consumo.

Sempre que possível, evite a mamadeira no meio da noite. Como dificilmente os dentes serão escovados depois dessa refeição, a criança passará mais tempo com os restos do leite na boca — ou seja, um banquete para as bactérias. Evite também acrescentar açúcar no leite ou chá dos pequenos.

Fazer visitas regulares ao odontopediatra

As crianças também precisam fazer visitas regulares ao dentista — no caso delas, o odontopediatra. A recomendação é que a primeira visita aconteça assim que nascerem os primeiros dentinhos, por volta dos seis meses.

Esse acompanhamento é importante para orientar os pais sobre a saúde bucal da criança e também para que ela se acostume com o profissional e não tenha medo do dentista.

Fique atenta aos dentes de leite do seu filho. Manchas brancas e escuras podem ser sinais de cárie infantil. Quer mais informações sobre como higienizar os dentes dos pequenos? Baixe gratuitamente nosso e-book Guia do Dentinho de Leite: saiba tudo sobre higiene bucal infantil!

Recent Posts

Leave a Comment