Saiba quais são as principais causas do câncer de boca e aprenda a se prevenir

 In Público em geral

Em 2010, 580 novos casos de câncer de boca foram diagnosticados em Pernambuco pelo Instituto Nacional de Câncer. Este tipo da doença é o 5º tipo que mais mata entre os homens e o 7º entre as mulheres. As causas mais comuns do seu desenvolvimento são a falta de higiene e as próteses velhas que machucam a boca.

No Recife, o serviço odontológico do Hospital do Câncer oferece, gratuitamente, a prevenção para este tipo de câncer. As dentistas Aurora Karla Vidal e Eliane Revoredo, que trabalham no local, explicam como fazer o auto-exame em casa. ?De frente para o espelho, a pessoa deve verificar se há nódulos, lados diferentes, retirar próteses, lavar boca e examinar toda a boca, bochechas, alteração de cor, forma, tamanho e volume?, ensinam as dentistas.

?É muito importante prevenir e observar aquelas alterações de volume, aftas que não cicatrizam. Muitas vezes não é nada sério, mas se for câncer, o cuidado no inicio ajuda no tratamento?, explicou Aurora Vidal.

Além da falta de higiene e machucados causados por próteses velhas, fumo, bebida alcoólica, sol, vírus, fungos e bactérias estão entre os desencadeadores do câncer de boca. ?Se a doença se desenvolve, as consequências podem causar grandes destruições, como a perda de partes da face, orelha, maxilar, nariz e até olhos?, afirmou Eleane Revoredo. De acordo com ela, o paciente ainda pode ter a alimentação prejudicada e a fala alterada.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2011/03/28/NWS,531063,4,62,NOTICIAS,766-SAIBA-QUAIS-PRINCIPAIS-CAUSAS-CANCER-BOCA-APRENDA-PREVENIR.aspx

Recent Posts