Saúde bucal e emagrecimento: entenda a relação

 In Público em geral

Nada fala mais sobre a qualidade da nossa saúde do que ter um organismo saudável. Isso não significa somente apresentar exames de sangue normais ou ter um corpo com físico invejável: a saúde também pode ser observada na boca e nos nossos hábitos alimentares.

Existe uma grande relação entre a nossa saúde bucal e a nossa capacidade de manter o peso ideal, mas você sabe como essas duas situações se influenciam? Confira neste artigo a relação entre a saúde da sua boca e o seu processo de emagrecimento e se surpreenda com o que irá aprender hoje!

A importância da mastigação no emagrecimento

A qualidade da sua saúde bucal sempre começa com os cuidados que você tem com os dentes, e é fácil entender como a sua arcada dentária tem relação com a sua facilidade — ou dificuldade — de emagrecer.

Quando apresentamos dentes saudáveis e bem-cuidados, eles também se mostram funcionalmente mais importantes, facilitando o processo de mastigação e alimentação como um todo. Se optamos por não cuidar corretamente da nossa saúde bucal, nossos dentes são os primeiros a sofrer com essas consequências. Com dentes fracos e sensíveis a mastigação pode ficar prejudicada, influenciando nossa capacidade de consumir alimentos mais saudáveis como os carboidratos integrais, os vegetais, as frutas e as carnes.

Essa dificuldade faz com que muitas pessoas optem por ingerir alimentos que não demandam muito tempo de mastigação, como bebidas muito açucaradas, carboidratos simples e alimentos processados, que são mais macios, porém muito mais calóricos. A consequência dessa troca da qualidade da alimentação se reflete diretamente no controle do nosso peso, atrapalhando o emagrecimento.

Os riscos do uso de medicamentos para a saúde bucal

Da mesma maneira que a saúde bucal pode influenciar nossa capacidade de emagrecer, algumas das nossas escolhas durante um processo de perda de peso também podem ter consequências na qualidade da nossa arcada dentária.

Algumas pessoas optam por ingerir medicamentos que aceleram o processo de perda de peso para poder emagrecer sem ter que fazer grandes esforços dietéticos ou físicos. Esses medicamentos, conhecidos também como anorexígenos, apesar de ajudarem a acelerar a perda de peso, podem prejudicar a sua saúde bucal.

O consumo regular de anorexígenos tem sido relacionado a quadros de redução da produção salivar, resultando em maior acúmulo de placa bacteriana e produção de mau hálito, o que é muito negativo para a saúde dos dentes, das gengivas e dos outros tecidos da região bucal.

Por isso, evitar a ingestão desses medicamentos é essencial para quem quer manter a saúde bucal em dia.

A alimentação equilibrada ajuda no controle do peso e na saúde bucal

Quando optamos por fazer um controle alimentar equilibrado com o objetivo de perder um pouco de peso e se manter mais saudável, também estamos favorecendo a saúde da nossa boca.

Hábitos alimentares equilibrados nos ajudam a ficar longe de alimentos ricos em açúcar, que são um dos maiores vilões da saúde bucal por acelerarem a formação de placa bacteriana, e que também influenciam no aumento da ingestão de calorias.

O consumo de fibras alimentares também é benéfico para quem quer emagrecer e manter a saúde bucal em dia. As fibras são ótimas alternativas para controlar a ingestão de calorias, já que aumentam a sensação de saciedade, beneficiando o controle de peso, e também ajudam a limpar os dentes quando são consumidas, pois o atrito de suas estruturas com os dentes pode aumentar a remoção de placas bacterianas. Sabia disso?

Equilíbrio é a chave para um corpo e boca saudável

Quando falamos, no início deste artigo, que existia uma grande relação entre o processo de emagrecimento e a manutenção da saúde bucal, você não tinha imaginado como esses dois cuidados frequentemente se cruzam nas nossas escolhas ao longo da vida, não é mesmo?

Para garantir que você tenha sempre um corpo saudável e uma saúde bucal invejável, não se esqueça que o equilíbrio e o bom senso são a chave para o sucesso. Quando sabemos o que comer, quando comer e o que evitar para ter saúde em todo o corpo, o equilíbrio é naturalmente alcançado.

Como você cuida da sua saúde bucal para que ela não interfira no seu controle de peso? E quais cuidados você tem para que o seu processo de perda de peso não atinja a saúde dos seus dentes? Tire suas dúvidas e compartilhe suas experiências conosco!

Recent Posts
Comments
  • Estela
    Responder

    É muito difícil ter uma alimentação saudável dentro de casa quando todos não abraçam a causa

Leave a Comment