Segredos de carnaval – Divertir sem machucar!

 In Público em geral

As dicas abaixo servem para tornar o carnaval mais seguro aos foliões!

Nosso consultor científico, Dr. Rodrigo G Bueno de Moraes, foi entrevistado pela assessoria de imprensa da ABO (Edita Comunicações) para a elaboração do release de carnaval que a famosa entidade de classe da odontologia brasileira distribuirá aos canais de mídia de todo o país. A seguir você tem acesso a íntegra das respostas concedidas:

EDITA/ABO – Quais os perigos da doença do beijo?

A verdade é que a doença do beijo corresponde a reunião de algumas enfermidades. Elas podem afetar as pessoas a partir das trocas durante a prática deste ato. Dentre essas enfermidades podemos destacar a mononucleose, o herpes de lábio, algumas formas de hepatites, as gripes e os resfriados – entre as mais típicas.

EDITA/ABO – Como evitá-la?

Sem dúvida através da manutenção de bons cuidados bucais diários, evitando falhas na higiene bucal diária, observando a pré-existência de traumas e/ou feridas internas pela boca, ao redor dos dentes ou no contorno dos lábios. Também deve-se manter foco na observação dos sinais de irritação da garganta que significa uma extensão importante da boca e que pode estar repleta de sinais sugestivos de susceptibilidade e/ou risco de transmissibilidade de doenças indesejadas. Visitar previamente o dentista e/ou o otorrinolaringologista é a outra dica para os foliões que pretendem “se dar bem no carnaval”.

EDITA/ABO – Existem outra (s) doença (s) comum (uns) nessa época do ano? Comente.

Devido ao calor e abuso nas bebidas ácidas, doces e repletas de alcool a desidratação é um risco tanto para a saúde geral como para o conforto bucal. Alguém desidratado terá, entre outros dramas, dificuldades em manter a boca lubrificada e apta ao exercício das suas funções básicas – caso de falar, comer e até mesmo beijar. Além disso o mal hálito é um sintoma frequentemente associado a esse desequilíbrio pois a saliva deixa de dispor de condições de associar seus efeitos anti – bactérias em prol do apoio a saúde bucal daquela pessoa acometida por desidratação.

EDITA/ABO – Durante o carnaval, muitas pessoas excedem na bebida. Quais os males que isso traz para a saúde bucal?

Conforme explicado anteriormente, o alcool é dos maiores desidratantes da boca. Além de gerar manchamentos, hálito alterado e possíveis lesões pela acidez despejada regularmente na boca ele pode afetar todo o aparelho digestivo e dificultar o bem estar das pessoas que acabam vomitando e/ou padecendo de refluxos após seu uso abusivo.

EDITA/ABO – Como evitar isso?

Seu consumo deveria ser restrito e/ou alternado com goles proporcionais de água.

– Quais os cuidados bucais que as pessoas devem ter durante todo o período de carnaval?

Além evitar beber e fumar e, se fizer, lembrar da moderação necessária, as pessoas devem cuidar da exposição solar – usando os protetores de lábio da mesma forma que os de pele e hidratar-se ao longo de todo o dia com água e frutas.

EDITA/ABO – E quais os cuidados que as pessoas devem ter na hora de fazer sexo oral?

O preservativo é em qualquer instância do sexo a ferramenta mais segura de prevenção contra as DST´s. Além disso a redução no número de parceiras(os) e a certificação de boa saúde de base auxiliam na redução dos riscos de contrair e/ou transmitir algo indesejado aos outros.

EDITA/ABO – Quais os perigos?

A sífilis, os tipos de herpes, as hepatites, a mononucleose, o HPV, as gripes e até mesmo o HIV ( ainda que em % menor) podem usufruir da via de transmissão bucal.Prevenir é sempre o melhor remédio.

EDITA/ABO – E as crianças? Como cuidar da sua saúde bucal no período carnavalesco?

Crianças devem ser orientadas a controlar o impeto pelas dietas geladas ricas em açucares e outros carboidratos de baixo valor nutricional. A mesma recomendação aos que consomem alcool deveria ser seguida, por exemplo, a cada sorvete consumido. O protetor de lábio é outra coisa indispensável quando forem ao sol na praia ou nas piscinas.

EDITA/ABO – Tem algo que queira acrescentar?

Carnaval é sinônimo de alegria e folia. Não permita que a sua boca tire o brilho da sua fantasia. Cuide do seu sorriso e Boa festa de Momo!!!

Recent Posts

Leave a Comment