Sorriso amarelo: 5 dicas incríveis para evitá-lo

 In Dente Amarelo, Dia-a-dia

O sorriso amarelo é um dos problemas estético-bucais que mais incomodam homens e mulheres. Afinal, quem não quer dentes branquinhos e um sorriso perfeito? Se você busca resolver esse problema e conquistar, de uma vez por todas, os dentes brancos dos seus sonhos, esse post é para você!

Vamos te contar as causas do amarelamento dos dentes e, claro, daremos 5 dicas incríveis para evitá-lo! Confira!

Causas do sorriso amarelo

Os dentes amarelos podem surgir devidos vários fatores, dependendo do estilo de vida e fatores genéticos de cada um. Entre os principais fatores, podemos destacar:

Alimentação

O esmalte dos dentes é sensível aos corantes contidos em alimentos e bebidas escuras, como vinho, chocolate, suco de uva, açaí, café e refrigerantes. Dessa forma, o ideal é evitar o consumo deste tipo de alimento ou escovar os dentes sempre que consumi-los.

Cigarros e medicamentos

A nicotina do cigarro é um dos grandes vilões para a saúde e beleza dos dentes (e de todo o corpo). Além dela, medicamentos antibióticos também podem causar manchas e mudar a coloração dos dentes.

Genética

A genética é responsável, entre outras coisas, pela coloração original dos dentes. Por isso, algumas pessoas já nascem com essa uma coloração amarelada.

Como evitar o sorriso amarelo

Agora que você já conhece as principais causas do amarelamento dos dentes, confira como você pode evitar e até mesmo tratar esse mal para conquistar um belo sorriso branquinho!

Clareamento dental

Uma das maneiras mais eficientes para eliminar o amarelado dos dentes é o clareamento dental. Existem várias técnicas para fazer este tratamento, porém é sempre necessário o acompanhamento de um dentista para que o resultado seja o esperado, sem prejuízos para a saúde!

Clareamento a laser

É o mais rápido e eficiente dos tratamentos para branqueamento dos dentes. É feito pelo dentista, em seu consultório, e cada sessão dura cerca de 40 minutos.

Basicamente, é aplicado um gel a base de peróxido de hidrogênio nos dentes e, em seguida, usa-se um laser direcionado a eles. Seu custo é mais alto que os demais e é contra indicado para gestantes.

Clareamento a gel

Essa técnica também deve ser guiada por um dentista, que fará um molde de silicone específico para o cliente. Durante dez dias, o paciente usará esse molde juntamente com um gel, também a base de peróxido de hidrogênio, todas as noites. O custo é um pouco menor que o clareamento a laser, porém, assim como ele, não está indicado para mulheres grávidas.

Tratamentos caseiros

Gengibre e bicarbonato de sódio

O gengibre é um ótimo aliado para a saúde bucal, junto ao bicarbonato de sódio, então, torna-se uma verdadeira fórmula mágica para acabar com as manchas amarelas dos dentes.

A receita é simples, basta misturar ¼ de uma colher de chá de gengibre em pó, ½ colher de chá de sal e 3 gotas de essência de menta. Armazene a mistura em um pote tampado, longe do sol, e todas as vezes que for escovar os dentes, use a pasta dental e o preparado, simultaneamente.

Azeite de oliva extravirgem

Após a escovação matinal, umedeça uma gaze em azeite de oliva extravirgem e massageie todos os dentes.

Leite de magnésia

Essa dica é principalmente para os fumantes que querem eliminar as manchas dos dentes! Após a escovação noturna, molhe um algodão no leite de magnésia e o esfregue nos dentes. Não é necessário enxaguar.

Alimentação e hábitos saudáveis

No entanto, a melhor maneira de prevenir o sorriso amarelo é sempre dar preferência a uma alimentação saudável, rica em alimentos fibrosos e vitaminas C e D como maçã, espinafre, salmão, pepino, morango, leite, iogurte e queijos.

Esses alimentos, além de fazer uma limpeza natural nos dentes, ajudam na reparação do esmalte do dente.

Manter a boca sempre limpa, beber muita água e praticar sempre uma higienização completa dos dentes são hábitos saudáveis que também garantem a saúde e a beleza, tanto da boca quanto de todo o corpo!

Gostou das nossas dicas para dar adeus ao sorriso amarelo? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente!

Recent Posts

Leave a Comment