Substitutos para o “vilão açucarado”!

 em Profissionais da saúde, Público em geral

A preocupação com a saúde estimula os segmentos de pesquisa a buscarem alternativas para o “doce veneno” chamado açucar.

Muito além do conhecido aumento no risco das cáries, especialmente para aqueles que comem muito açucar refinado e higienizam mal os dentes, valorizamos os danos a saúde gerados por esse produto e que levam a prejuízos orgânicos comparáveis aos de excessos com bebidas e cigarros.

Para os que não conseguem viver sem doces, pelo “paladar condicionado”, pintaram novidades interessantes a saúde e para o auxílo da boa dentição. O agave, por exemplo, é uma planta mexicana de onde é retirado um xarope adocicado com a consistência do mel.

Esse xarope pode ser usado para adoçar comidas e bebidas sem preocupação, pois não engorda como o açucar. Afinal tem apenas 3,34 calorias por grama.

Ao que parece, o agave é uma opção mais saudável que o açucar e o próprio mel, pois é um alimento orgânico, de baixo índice glicêmico, que apresenta poder adoçante maior do que o açúcar comum, é 100% natural, sem glúten e sem lactose.

Ele pode ser usado no preparo de alimentos, caso de bolos, doces e tortas, mas deve ser consumido com moderação. Como é uma fonte de frutose, seu consumo exagerado pode aumentar os níveis de triglicérides e de glicemia, não sendo indicado para os diabéticos. Apesar disso é uma opção nutritiva, rica em sais minerais, ferro, cálcio, potássio e magnésio a maioria das pessoas.

Já diabéticos ou não diabéticos e, especialmente os com medo das cáries tem uma outra opção, o FOS (fruto-oligossacarídeos). Além de não engordar, o FOS tende a cooperar com a redução no risco de cáries e pode ser usado por diabéticos. Ele não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Isso já não acontece com a do açúcar.

Atualmente é tido e reconhecido como um alimento funcional recomendado a saúde e a “doce prevenção de cáries”!

De resto fica a recomendação de uma boa higiene bucal para a preservação do melhor ao seu sorriso!

Saiba mais sobre o tema em http://dente.me/1ePIV5S

Publicações recentes

Deixe um comentário