Tem uma bolinha na gengiva? Descubra o que pode ser nesse artigo!

 Em Gengiva, Público em geral

Incômodo que pode aparecer acompanhado ou não de outros sintomas. Descubra neste artigo o que pode ser a bolinha na gengiva!

O aparecimento de uma bolha na gengiva pode ser preocupante desde o primeiro momento. Normalmente o incômodo começa pequeno e com uma pústula esbranquiçada, o abscesso.

A infecção gerada em casos de abscesso (acúmulo de pus na gengiva) requer acompanhamento com dentista responsável. O tratamento correto pode impedir a piora no quadro, o que pode gerar a proliferação ou até a perda do dente.

Sintomas frequentes em quem sofre com bolinha na gengiva

  • Sensibilidade aumentada nos dentes;
  • Mau hálito;
  • Gosto amargo na boca;
  • Inchaço na gengiva;
  • Dor na região próxima ao abscesso;
  • Incômodo ao mastigar;
  • Coloração esbranquiçada ou amarelada no abscesso;
  • Dores de cabeça;
  • Incômodo no momento de higiene oral;
  • Febre;
  • Enjoos frequentes podendo ou não ocasionar vômito;
  • Desarranjos intestinais;
  • Calafrios.

A falta de higiene bucal diária, fissuras no dente, doenças periodontais que atingem os tecidos da boca e ossos da face, além de cáries e acúmulo de biofilme dental são as principais causas do abscesso dentário.

Em todos os casos a bolinha na gengiva é gerada por bactérias que se acumularam no local.

Tratamento

Para acabar com a bolinha na gengiva, o tratamento indicado é feito com dentista. De acordo com a gravidade podem ser realizados diversos procedimentos, como:

Drenagem

No procedimento de drenagem é realizado um pequeno corte na bolinha para retirar o pus. Com efeito de anestesia local, a incisão costuma solucionar os casos mais simples e aliviar os sintomas rapidamente.

Canal

Em casos que a inflamação já atingiu a parte interna do dente, o tratamento de canal é o mais indicado para tratar o dente atingido. O canal bem sucedido retira o pus da polpa dentária sem danificar o dente ou a estrutura óssea.

Extração

Situações muito graves de abscesso sem o tratamento adequado podem causar a extração de um ou mais dentes atingidos. Deve ser realizado apenas em casos extremos.

Em casos de demora da consulta com especialista é recomendado que o paciente faça uso de analgésicos para aliviar a dor do abscesso, além de limpar corretamente os dentes e fazer bochecho com água e sal para prevenir a piora do caso.

Para descobrir como prevenir o aparecimento de uma nova bolinha na gengiva, continue lendo!

Como já visto anteriormente no texto, o abscesso dentário é fruto do acúmulo de bactérias na gengiva que causam a inflamação. Por este motivo a higiene bucal é a melhor forma de prevenção.

A higiene bucal perfeita pode ser resumida em dois grandes passos simples, a escovação e a limpeza interdental.

Para escovação diária é recomendado uma escova de cerdas macias para evitar a retração gengival. A cabeça deve ser pequena para maior mobilidade dentro da boca e seu cabo anatômico para evitar lesões.

Banner Supreme

A limpeza entre os dentes pode ser dividida em dois passos, o uso do fio dental e da escovinha interdental. Com os produtos da TePe esse passo pode ser feito em menos tempo, pois o Mini Flosser se encaixa entre os dentes rapidamente com a própria mordida.

A escova interdental da TePe 0.4mm tem a espessura de um fio dental e alcança espaços que os outros dois métodos acima não conseguem higienizar.

Native Banner Interdental Mini Flosser

Para ter um sorriso sempre lindo e brilhante, use os produtos da TePe! Estamos disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo!

Para encontrar uma farmácia perto de você, clique no botão e consulte com seu CEP ou endereço:

Banner Loja Perto de Você

Posts Recentes

Deixe um comentário