Tenha um consultório odontológico de sucesso em 4 passos

 In Para Dentistas

Empreender não é uma tarefa fácil no Brasil e, quando pensamos na área da saúde, é fundamental ser ainda mais preciso nas escolhas para ter êxito no setor. No entanto, tendo um bom poder de observação e tomando algumas atitudes estratégicas, é perfeitamente possível ter um consultório odontológico de sucesso.

O fato é que, como em qualquer segmento, quem aposta na diferenciação e na qualidade sempre consegue melhores resultados. Quer descobrir como fazer isso em alguns passos simples e eficientes? Então confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Escolha o local perfeito

O primeiro passo para ter um consultório odontológico de sucesso é escolher o lugar certo. Mais do que uma rua famosa ou uma área central, é interessante que o imóvel do empreendimento fique em um bairro minimamente condizente com o perfil do seu público-alvo.

Se a ideia for uma clínica popular, é importante estar nas regiões centrais da cidade, com disponibilidade de meios de transporte como ônibus, metrô ou trem. Já se o seu foco for em pessoas com um poder aquisitivo mais elevado, um estacionamento para carros é fundamental.

2. Invista em um ambiente diferenciado

Estando em um local adequado para a sua proposta, é hora de investir no próprio imóvel. Um ambiente agradável é um grande diferencial e ajuda não apenas a atrair, mas também a fidelizar o seu público. Lembre-se que os pacientes podem ficar mais tempo na sala de espera do que dentro do consultório, por exemplo.

Diante dessa realidade, ter um filtro com água gelada é indispensável. Em um país predominantemente quente como o Brasil, um bom ar-condicionado ajuda a dar conforto e até a trazer credibilidade. Revistas ou jornais do dia ajudam a distrair e uma máquina de café também é muito bem-vinda.

3. Escolha e treine os colaboradores

Colaboradores de qualidade são outro grande segredo para um consultório odontológico de sucesso. Por isso, comece acertando na hora da escolha, pois montar uma boa equipe costuma ser um tremendo desafio. Divulgue as vagas disponíveis e analise criteriosamente os currículos recebidos.

Uma dica bem eficiente é dar preferência a indicações e referências pessoais, mas isso não é uma regra. Durante as entrevistas procure pessoas amigáveis, de preferência experientes no atendimento ao público. Se julgar necessário, invista em treinamentos. Encare isso como um investimento e não um custo, pois o retorno será muito positivo.

4. Aposte na atualização constante

Você, como um profissional da área de saúde, deve apostar na atualização constante como um diferencial para ter um consultório odontológico de sucesso. Esse é um segmento que está sempre em constante evolução, oferecendo novas técnicas, produtos e procedimentos que podem influenciar positivamente no resultado final.

A internet, por exemplo, pode ser uma boa fonte de conteúdo, muitos dos quais estão disponíveis gratuitamente. Participar de congressos, palestras, cursos, atualização e eventos também é muito importante, pois isso ajuda não apenas no seu aprimoramento, mas também no ganho de credibilidade para o dentista diante do seu público.

E agora, pronto para ter um consultório odontológico de sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!

Recent Posts

Leave a Comment