Trauma dentário infantil: saiba o que fazer quando acontece

 In Dia-a-dia, Para seus filhos, Público em geral

Crianças são inquietas. Estão sempre correndo, pulando e subindo em algum lugar (normalmente onde não deveriam). Não é por acaso que os traumas dentários aconteçam com mais frequência entre um e oito anos de idade.

Nos dois primeiros anos de vida as crianças estão aprendendo a andar, não têm coordenação motora e ainda não desenvolveram o reflexo, o que favorece as quedas que atingem a boca. Quando estão maiores, os jogos de contato como futebol e as brincadeiras mais radicais, como andar de bicicleta e skate, são as grandes causas de quedas e traumas nos dentes.

Toda essa energia faz parte do crescimento saudável das crianças. Cuidados com a segurança devem ser tomados para evitar acidentes, mas se ainda assim houver uma queda que atinja os dentes, saiba o que fazer diante de um trauma dentário infantil.

Quais os tipos mais comuns de trauma dentário infantil?

Quando o trauma acontece até os três anos, em geral o que ocorre é uma luxação do dente de leite (dente decíduo). Nessa fase o osso da boca da criança é mais esponjoso e maleável, o que favorece a absorção do impacto. Quando a criança está maior o osso é mais resistente e o mais comum é que o dente se quebre ou que ele se solte totalmente da boca, um processo chamado de avulsão do elemento dentário.

O trauma dentário pode levar a quatro tipos de lesões:

  • deslocamento: o dente permanece na boca, mas apresenta mobilidade, ou seja, fica mole, como o que ocorre no processo natural de troca dos dentes;
  • fratura: a fratura pode ser menos grave e apenas trincar o esmalte do dente, mas também pode haver uma quebra do esmalte e da dentina e, nos casos mais graves, expor a polpa do dente;
  • intrusão: o dente é empurrado para cima e entra no interior do alvéolo dentário (o espaço que abriga o dente);
  • avulsão: quando o dente se solta por completo do alvéolo dentário.

Quais os primeiros socorros no trauma dentário infantil?

A primeira coisa a se fazer diante de um trauma dentário é verificar se a queda não causou um trauma na cabeça. Observe se a criança vai apresentar sonolência excessiva, se tem tontura, vômito ou dificuldade para falar.

Se não há trauma na cabeça veja que tipo de lesão o dente sofreu. Se a boca da criança estiver sangrando peça a ela para morder uma gaze por cinco minutos para conter o sangramento. Coloque gelo envolvido em um pano no local da lesão para ajudar a estancar o sangue e reduzir o inchaço.

É sempre importante levar a criança ao dentista após o trauma. Somente esse profissional poderá avaliar a extensão das lesões, com a ajuda de exames de raios X e, então,  indicar o melhor tratamento para cada caso. Mesmo uma lesão que pareça superficial pode comprometer a saúde bucal da criança.

O que fazer se o dente saiu por inteiro

Se a criança perdeu o dente no impacto é preciso encontrá-lo, especialmente se for um dente permanente.  Segure o dente pela coroa, nunca pela raiz, e o lave em água corrente.

Se o dente for permanente, coloque o dente em um recipiente com leite e leve a criança imediatamente ao dentista. Quanto antes a criança chegar ao dentista, maiores as chances de reimplantar o dente com sucesso. Geralmente apenas os dentes permanentes são reimplantados.

Se o dente quebrou uma parte, mas não saiu por inteiro, leve os pedaços ao dentista também em um frasco com leite. Atualmente, há técnicas de restauração que usam os fragmentos do dente lesionado e trazem melhor efeito estético.

Por que usar leite para preservar o dente?

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comprovou que o leite aumenta as chances de recuperar o dente lesionado. Quando o dente traumatizado é conservado em um recipiente com leite é possível reimplantá-lo com sucesso até seis horas após o trauma. Sem essa conservação, o tempo máximo para o sucesso do procedimento é de apenas 10 minutos.

Gostou das nossas dicas sobre primeiros socorros em caso de trauma dentário infantil? Siga nossa página no Facebook e não perca nada dos nossos conteúdos.

Recent Posts

Leave a Comment