Tudo o que você precisa saber sobre a queda dos dentes de leite

 In Para seus filhos, Público em geral

Para toda criança, o momento de perder os primeiros dentes é muito especial. Toda aquela ansiedade sobre como vai ser e até a magia que pode envolver esse acontecimento (você já ouviu falar na Fada do Dente?) são comuns aos pequeninos. Mas e os pais? Como devem agir nessa hora dessa mudança tão importante para os filhos?

Hoje vamos falar sobre os cuidados que você deve ter com os dentes de leite e o momento da queda. Confira!

Preocupações

Todo pai, principalmente de primeira viagem, acaba tendo muitas dúvidas nas etapas da vida do filho, e o momento  da queda dos dentes não é diferente. Primeiro, é preciso entender que cada criança tem seu tempo. Depois, entenda que a troca acontece porque os dentes permanentes estão se formando e absorvem o cálcio que está na raiz dos dentes de leite.

Porém, o início da troca dentária ocorre, em média, na faixa dos cinco aos sete anos de idade. Se você acha que seu filho está muito precoce ou tem medo de que esteja demorando demais para ocorrer a troca de dentes, procure um dentista.

Além disso, essa fase costuma trazer aos pais aquele sentimento de que seus filhos já não são mais bebês e realmente estão crescendo. Mas lembre-se que isso não é motivo de tristeza!

A higiene é essencial

Em todas as fases da vida, cuidar bem da higiene bucal é muito importante. Nessa etapa de troca dos dentes de leite é essencial ficar de olho em como anda a escovação das crianças. Na primeira dentição, as crianças possuem dez dentes em cima e dez embaixo, bem menos do que um adulto.

Para cuidar desses dentinhos, faça a escovação pelo menos três vezes ao dia, com uso do fio dental e enxaguante bucal. Algumas crianças criam resistência ao uso correto da escova, por isso, você ou um adulto responsável devem acompanhar o momento. Além disso, existem diversos cremes dentais e outros itens de higiene feitos especialmente para o público infantil, justamente para criar um interesse maior.

Cuidados

Por ser um processo natural, algumas pessoas acreditam que a troca dos dentes de leite não requer nenhum tipo de atenção ou cuidados. Isso não é verdade. É preciso, além da higiene, observar se a criança não passa muito tempo com a mão suja dentro da boca, por exemplo.

Para evitar que seu filho passe muito tempo mexendo nos dentes moles, trate esse momento com naturalidade. Isso também ajuda a prevenir a estranheza no momento que estiver “banguela”.

Outro cuidado muito importante é ao momento da queda. Se houver demora, você deve observar se há falta de espaço para o dente que está nascendo e, se sim, a criança  deve ser acompanhada de perto por um dentista especializado em atendimento pediátrico.

A melhor forma de ocorrer a queda é naturalmente, durante a escovação, a alimentação, ou simplesmente quando o dente cai sozinho. Muitos pais forçam essa queda com fio dental e outras técnicas, isso não é recomendado porque pode causar problemas para o novo dente e também machucar a gengiva da criança. Por isso, se você achar que precisa de uma ajuda extra para a queda, procure um dentista, que é quem está capacitado a ajudar da maneira correta.

E você, já passou por essa experiência com seus filhos? Conte pra gente nos comentários!

Recent Posts

Leave a Comment