Uma Feliz Páscoa com Saúde Bucal.

 In Público em geral

Além de desejar a todos uma feliz páscoa, não podemos esquecer as dicas para não fazer do período, um despertar dos problemas dentários.

O feriado da Páscoa é sinônimo de alegria e reunião em família. Muitas pessoas se perdem com a variedade de doces e chocolates existentes no mercado ? especialmente nesse período. O brasileiro é um apaixonado por chocolates ? como mostram as estatísticas do mercado consumidor.

O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo, atrás apenas do Reino Unido, cuja produção gira em torno de 30 mil toneladas. O consumo médio de chocolate, per capita no Brasil, é de 2,12 quilos por habitante. Dados da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados) mostram que 70 milhões de brasileiros consomem chocolate regularmente.

A higiene e os cuidados bucais sugeridos pelos dentistas são contrapontos importantes para essa ?perigosa delícia? do período de páscoa.

Porém, a festa pode acabar mais cedo se alguns cuidados não forem tomados. Saiba quais são os problemas dentários mais comuns nessa época e como evitá-los:

1º) Horário certo para se “divertir com os ovinhos”.

* Procure comer o chocolate logo após as refeições principais e escovar os dentes até 30 minutos depois. Após as refeições, a placa bacteriana começa a agir em 15 minutos. Estudos apontam que se em até 30 minutos após as refeições não houver adequada higiene dos dentes e da língua, as bactérias começam a produzir o ácido que vai atacar o dente (o açúcar é o substrato que elas procuram).

* Não se esqueça de hidratar a boca após as refeições ? seja com a ingestão de um copo de água ou, pelo menos, com um bochecho de água. Isso ajuda a reduzir o efeito ácido gerado pela alimentação e pelo metabolismo das bactérias da placa dental.

* Evite comer chocolate e doces antes de dormir. Quando dormimos o fluxo salivar diminui. Durante o dia, o “banho” constante de saliva ajuda na limpeza e proteção dos dentes. À noite, como a boca fica mais seca, aumenta o risco de desmineralização e do surgimento de cárie nos dentes.

2º) Existe um ?chocolate ideal? para os dentes?

* A resposta é simples ? NÃO. Mas opções devem ser consideradas por quem está preocupado com o sorriso e o bem estar:

* Deve-se dar preferência aos chocolates meio amargo, ricos em cacau e ao leite, que têm menos açúcar do que os brancos. Evitar também os mais grudentos, recheados com caramelo, brigadeiro e crocante. Eles grudam nos dentes e são mais difíceis de remover.

* Quem usa aparelho ortodôntico tem uma preocupação a mais: a Páscoa registra o maior número de quebra de aparelho por causa de ovo crocante ou mais duro. Tudo o que gruda e puxa é ruim para o aparelho. E não esqueça que a higiene bucal é absolutamente fundamental, para crianças e adultos, expostos aos cuidados dos ortodontistas.

3º) Existem estudos que cogitam efeitos benéficos do chocolate para a boca?

* Sim. Ele pode ser lido no link: http://ow.ly/4Erew

* Apesar da sugestão desse artigo de que o chocolate é, dos tipos de doce, o menos nocivo à saúde; ao final do texto, os leitores podem ver as mesmas recomendações que disponibilizamos no final dessa postagem.

A saúde da boca não é uma busca ocasional, é permanente. Não torne a festa uma ocasião para o prejuízo da sua dentição! Crianças e adultos devem se divertir e APRECIAR COM MODERAÇÃO. As escovas, limpadores linguais e o fio dental são partes desse processo, hoje e sempre!

Por Rodrigo G Bueno de Moraes

Recent Posts