Vinho branco é mais nocivo aos dentes, diz pesquisa.

 In Público em geral

Um estudo realizado por pesquisadores alemães concluiu que o vinho branco tem substâncias ácidas que corroem o esmalte dos dentes de forma muito mais agressiva que os tintos.

Ao contrário do que se imaginava, os fatores que determinam esse dano aos dentes não são o nível alcoólico e a origem da uva, mas sim o pH da bebida e o tempo em contato com os dentes.

Os pesquisadores mergulharam dentes de pessoa adulta dentro de taças de vinhos branco e tinto. Um dia depois, observou-se que o dente na bebida branca teve uma perda muito maior de cálcio e fósforo.

Damien Walmsley, da Associação Odontológica Britânica, chama a atenção à maneira de consumir a bebida, a fim de evitar danos aos dentes.

É melhor tomar o vinho com alimentos, porque ao mastigar, produzimos saliva, que ajuda a neutralizar a acidez do vinho. Se ao beber um copo de vinho com a refeição, dermos um intervalo de pelo menos trinta minutos antes de escovar os dentes, não há problema, afirma.

Outra providência é harmonizar a bebida com queijo, que tem grande quantidade de cálcio. A mistura dos ingredientes ajuda a anular o efeito corrosivo do vinho. No entanto, nem todos os alimentos neutralizam o dano. Frutas cítricas e morango, por exemplo, podem agravar o problema.

Fonte: Jornal do Site Odonto 05/5/2010

Recent Posts