Visite o armazém da saúde!!

 In Público em geral

Na hora de ir às compras o consumidor precisa saber o que é necessário.

Começou na semana passada uma ação educacional apoiada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer). Foi montado no Conjunto Nacional, famoso edifício da Cidade de São Paulo, localizado na Av. Paulista – uma tenda do ? Armazém da Saúde? aonde as pessoas podem simular as compras rotineiras para a alimentação de sua família.

Essa exposição itinerante já passou pelo Rio de Janeiro, na região da Quinta da Boa Vista e deve visitar novos locais. A idéia do ?Armazém da Saúde? é que as pessoas entrem na tenda, montada como se fosse uma mercearia, e escolham entre os alimentos cenográficos (frutas, legumes e verduras, biscoitos, cereais, carnes e embutidos) os que normalmente levariam para suas casas.

Ao terminar, os ?clientes? receberão orientação de nutricionistas da Instituição e também de entidades parceiras, como a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz e universidades, sobre a qualidade do que foi escolhido.

A ressalva quanto aos efeitos nocivos do consumo abusivo e descuidado do açúcar também são temas considerados pelos orientadores desse projeto.

A tenda faz parte da estratégia do INCA para informar à população sobre a importância não só das atividades físicas mas também de uma alimentação balanceada para se manter o peso próximo do ideal e, assim, evitar um dos fatores de risco controláveis para o câncer: a obesidade.

É importante salientar que a obesidade está associada a uma série de riscos a saúde e mostra-se relacionada com uma série de doenças corporais ? caso das doenças das gengivas (ou doença periodontal).

Segundo a chefe da área de Alimentação, Nutrição, e Câncer do INCA, Sueli Couto, este ano o Instituto está empenhado em divulgar a importância da prática da atividade física e de manter uma dieta equilibrada como formas de prevenção de diversos tipos de câncer no adulto relacionados à obesidade, como os de mama, endométrio, esôfago e colo retal (intestino grosso). O público paulistano pode aproveitar essa programação diariamente, das 9h às 15h. Lembre-se que essa ação só vai durar mais alguns dias. Aproveite!

Recent Posts