Você conhece as escovas interdentais?

 em Interdentais, Para Dentistas, Público em geral

A preocupação com a higiene bucal vai muito além de um sorriso bonito. Os cuidados básicos com a saúde da boca podem prevenir doenças, influenciar positivamente na alimentação e até melhorar seu desempenho esportivo. O mercado está,  aos poucos, se adequando a essa demanda dos consumidores por produtos relacionados à higiene da boca e dos dentes.

Isso fica bem claro numa simples visita a uma farmácia: se antigamente só podíamos contar com escovas de dentes simples, um creme dental e o fio dental, atualmente encontramos uma infinidade de produtos destinados a incentivar e facilitar os cuidados com os dentes. As escovas interdentais são uma prova disso. Apesar de ainda serem pouco conhecidas, elas são extremamente importantes para complementar a escovação. Confira:

O que são e para que servem as escovas interdentais?

São escovas em formato cônico (indicado para limpeza dos espaços em aparelhos ortodônticos) ou cilíndrico (para limpar espaços maiores entre os dentes), que devem ser utilizadas em conjunto ou em substituição ao fio dental. Feitas com cerdas macias ou extra macias, elas são oferecidas em diversos tamanhos, para se adequar às diferentes condições de uso. Podem ser utilizadas por crianças, adultos e idosos, sendo parte integrante de uma escovação eficaz.

Principais características

As escovas interdentais são oferecidas em tamanhos que variam de 0,4 mm a 1,3 mm, geralmente em pacotes com oito unidades. O cabo ergonômico facilita o uso da escova, permitindo uma boa empunhadura durante a escovação. O arame da escova deve ser revestido com uma camada plástica fina, para oferecer maior conforto e não danificar implantes e próteses. As opções coloridas podem atrair a atenção das crianças e facilitar o uso.

Qual a importância do uso das escovas interdentais?

Não há dúvidas que a escovação é nossa maior aliada no controle da placa bacteriana e na prevenção de doenças bucais. Porém, a escova convencional não consegue fazer uma limpeza profunda em todas as faces dos dentes, não sendo totalmente eficaz na remoção de resíduos de alimentos, especialmente no espaço entre os dentes.

Por outro lado, o fio dental também pode não ser suficiente, especialmente se o fio entra no espaço entre os dentes sem grande resistência. Nesses casos o diâmetro do fio não é suficiente para remover todos os resíduos de alimentos, que se acumulam e atraem bactérias que podem causar acúmulo de placa bacteriana, cáries, mau hálito, entre outros problemas desagradáveis.

As escovas interdentais resolvem esse problema de forma rápida e eficaz, oferecendo uma limpeza completa e garantindo sua saúde bucal.

Como utilizar as escovas interdentais

Siga nossas dicas para garantir uma higiene eficiente no momento da escovação:

  • Seu dentista poderá indicar o tamanho e modelo de escova mais indicado para sua boca.
  • Após o uso do fio dental, utilize a escova inclinada para cima, nos dentes superiores, e para baixo, nos dentes inferiores.
  • A ponta da escova deve formar um ângulo de 45 graus em relação à gengiva.
  • Faça movimentos suaves, de fora para dentro da boca, sem aplicar muita pressão, para evitar machucados na gengiva.
  • Não há necessidade de fazer muitos movimentos, apenas passar a escova nos espaços entre os dentes já é suficiente para remover os resíduos.
  • Antes de usar a escova pela primeira vez, não deixe de ver nosso artigo sobre a importância de usar escovas interdentais.

Nos primeiros dias de uso, é normal que ocorram pequenos sangramentos, que somem após o uso da escova por alguns dias seguidos. O sangramento indica uma pequena inflamação local que pode ter sido causada por acúmulo de placa bacteriana. Após a remoção da placa, o sangramento deve cessar. Se persistir por mais de dez dias, procure seu dentista.

Na hora de adquirir sua escova interdental, dê preferência a marcas idôneas e de qualidade comprovada. As escovas interdentais  Tepe são produzidas com tecnologia sueca, tem alta durabilidade e uma grande variedade de tamanhos codificada por cores. Consulte seu dentista e turbine sua escovação!

Publicações recentes

Deixe um comentário