Você conhece as lentes de contato para os dentes?

 em Público em geral

Cada vez mais pessoas procuram na Odontologia tratamentos estéticos para corrigir falhas e alcançar um sorriso perfeito. As lentes de contato para os dentes têm sido uma opção bastante procurada, inclusive por artistas da televisão e do cinema que precisam mostrar dentes impecáveis nas telas. Se você ainda não conhece essa técnica, confira o post de hoje e saiba tudo sobre o assunto!

O que são as lentes de contato para os dentes?

São facetas de porcelana ou cerâmica superfinas (sua espessura tem entre 0,2 e 0,4 mm) que são fixadas na superfície do dente sem dor e com mínimo ou nenhum desgaste da estrutura dentária.

Para que servem?

As lentes são utilizadas na intenção de corrigir imperfeições nos dentes, como manchas, escurecimento, fraturas, lascas, diastema (espaçamento entre os dentes) e até mesmo dentes mal posicionados ou irregulares. Um dente torto, por exemplo, pode ser alinhado com o do lado por meio do uso da lente de contato.

Quais são as contraindicações?

As lentes não são indicadas para crianças e adolescentes, já que ainda não terminaram sua fase de crescimento facial. Dentes que já possuem próteses de cerâmica e porcelana também não podem receber a aplicação das lentes de contato. Além disso, pessoas que rangem os dentes também devem evitar esse tipo de faceta, preferindo as mais grossas.

Qual é a média de preço?

O valor da peça pode variar entre R$ 1.500,00 e R$ 5.000,00. O preço, relativamente alto se comparado a outros procedimentos, deve-se à sofisticação da técnica utilizada, considerada de última geração. Além disso, as lentes de contato podem durar de cinco a dez anos, o que faz com que o investimento valha a pena.

Como é o processo?

O procedimento para colocar as lentes de contato é simples e bastante eficaz. Por fazer parte das técnicas de uma odontologia minimamente invasiva, a ideia é de que a estrutura dentária do paciente seja conservada ao máximo. Assim sendo, é feito um desgaste mínimo na superfície do dente.

As facetas normais exigem um desgaste de pelo menos 1 mm, já que é essa a medida de sua espessura, mas as lentes de contato têm muito menos. Depois disso e após a prova e aprovação da peça, as lentes são fixadas nos dentes através de um processo de adesão química. A peça se fixa com bastante segurança e adquire resistência ao desgaste, praticamente da mesma forma que o esmalte dental.

Quais são os cuidados?

Alguns cuidados precisam ser tomados por quem faz uso das lentes de contato, como evitar roer unhas, morder alimentos muito duros ou objetos, como pontas de caneta. O uso excessivo de bebidas como café, chá e vinho podem provocar escurecimento nas lentes, bem como o hábito de fumar. A higiene bucal deve ser preservada e feita atenciosamente.

A manutenção é feita no consultório do dentista nas consultas de rotina, que devem ter intervalo de seis meses, como já é normalmente indicado independente do uso das lentes.

O que você achou sobre as lentes de contato para os dentes? Compartilhe sua opinião conosco no espaço para comentários!

Publicações recentes

Deixe um comentário