Você conhece os tipos de aparelhos dentários disponíveis no mercado?

 em Aparelhos Ortodonticos, Profissionais da saúde, Público em geral

Quando um paciente vai ao dentista e este profissional recomenda um aparelho dentário ou ortodôntico para seu cliente, não faz isto de qualquer maneira ou seguindo somente aquilo que a pessoa quer. É claro que a vontade do paciente é levada em consideração na hora da escolha, mas o tratamento ortodôntico será determinado com base em várias informações clínicas, exames da cavidade bucal, análise facial, documentação de raios-x e tudo o mais que for necessário para se chegar a um diagnóstico detalhado.

Afinal, existem vários tipos de aparelhos no mercado, e a escolha do mais adequado para cada pessoa carece dessa base científica e dos objetivos que se pretendem alcançar. Que tal conhecer mais acerca dos aparelhos dentários?

Aparelho ortodôntico fixo convencional

Este utensílio dentário é o mais usado nos tratamentos de correção dos dentes, e por isso é também o mais conhecido pelas pessoas. Basicamente, o sistema consiste em um conjunto de bandas metálicas, fios e braquetes usados para tracionar os dentes. Os braquetes são fixados na parte externa dos dentes com substâncias adesivas especiais e, através desses apetrechos, é passado um fio metálico em formato de arco. O dentista aperta esse arco mensalmente ou em outro período determinado, o que faz com que os dentes se desloquem gradualmente para a posição correta. O tratamento pode durar de poucos meses até alguns anos, dependendo do perfil do paciente, e esses aparelhos podem ser confeccionados, hoje em dia, em diversas cores, para satisfazer as crianças e adultos que gostem de cores mais vivas.

Aparelho ortodôntico lingual

Este exemplar tem as mesmas funções corretivas do aparelho fixo convencional e é feito com os mesmos materiais, porém a colagem dos braquetes é realizada no lado interno dos dentes.

Aparelho dentário fixo estético

Este modelo é uma versão mais moderna do aparelho fixo convencional, tendo os mesmos objetivos de corrigir dentes tortos e desalinhados. Mas aqui os braquetes são confeccionados com outros materiais, mais leves e que proporcionam melhor resultado estético, visto que são transparentes ou muito claros, quase da cor dos dentes. Entre os compostos possíveis, estão os itens feitos de policarbonatos, cerâmica ou safira.

Aparelho ortodôntico Invisalign

Este aparelho representa um passo adiante na questão estética, oferecendo-se um modelo quase invisível para a correção dos dentes. Não existem braquetes e outros itens de metal. Ao contrário, o aparelho consiste em um alinhador feito sob medida para o paciente, em material translúcido.

Como o modelo é removível, o usuário terá grandes vantagens na hora de se alimentar e fazer a higiene bucal. Porém, os alinhadores não se acomodam aos casos mais graves de correção dental, e precisam ser trocados mais ou menos a cada duas semanas, a fim de avançar para a etapa seguinte do tratamento, tornando o processo mais caro do que os outros.

Aparelho dentário removível

O aparelho dentário de contenção removível é aplicado no céu da boca e em torno da arcada superior, com o objetivo de que os dentes retornem à posição anterior. Composto por uma base de acrílico ou plástico, onde se encaixam os cabos de metal preparados em formato sob medida para o paciente, na maioria das vezes este aparelho é aproveitado como uma etapa final do tratamento de ortodontia fixa.

Este modelo é muito eficaz para as crianças de até 12 anos, mas também pode ser modificado para os casos em que elas chupam dedo. Outra vantagem é o aparelho que pode ser retirado para as refeições e para a higienização bucal.

Expansor palatino

Este mecanismo é um aparelho fixo usado para alargar o arco do maxilar superior. Trata-se de uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca do usuário, sobre a qual o dentista aplicará força, por meio de parafusos instalados no utensílio, a fim de que a ossatura da região se abra para os lados, aumentando-se com isso a área palatina.

Mantenedor (fixo) de espaço

Um protetor de espaços é utilizado quando a criança perde um dente de leite precocemente, resguardando o local até que o dente permanente nasça e cresça. O aparelho consiste em uma banda cimentada ao dente mais próximo ao espaço vazio, com um barramento em fio de metal estendido até o dente seguinte.

Como é fácil observar, a escolha do modelo de aparelho dentário que será usado pelo paciente é tomada com suporte científico muito preciso e depende ainda das características do usuário. Na medida do possível, o odontólogo poderá oferecer mais de uma opção de tratamento, mas saberá indicar o que será mais apropriado para cada caso. Confie nos conselhos do seu dentista e conquiste um belo sorriso!

E você, já conhecia todos esses tipos de aparelho? Usa ou teve de usar algum desses modelos? Converse conosco por meio dos comentários!

 

Publicações recentes
Showing 2 comments
  • dinamar bandeira
    Responder

    Já estou usando a contenção removível, mas mantenho o aparelho nos dentes inferiores.Acontece que noto que alguns dentes tentam voltar a seu lugar de origem…é normal isso acontecer, ou a contenção deveria impedir essa movimentação??? agradeço a resposta…

    • TePe
      Responder

      Olá Dinamar, tudo bem?

      Olha… isso não deveria acontecer. Procura o seu ortodontista e fale com ele sobre o problema.

      Grande abraço.

Deixe um comentário