Você escova os dentes corretamente? Veja nossas dicas e descubra

 em Profissionais da saúde, Público em geral

A higiene bucal é uma parte importante de nossa saúde. Além de um sorriso bonito e um hálito agradável, a escovação correta colabora para manter a saúde boa e inclusive pode diminuir a incidência de doenças como as cardiovasculares, de acordo com pesquisas.

Mas você sabe escovar os dentes do jeito certo? É algo simples do dia a dia mas, se feito da maneira errada, traz consequências desagradáveis como mau hálito e até o surgimento de placa bacteriana, cáries e gengivite. Veja a seguir dicas para caprichar na escovação e ter um sorriso saudável.

Escolha os instrumentos certos

A boa higiene bucal começa na escolha dos materiais corretos para a limpeza dental. A escova deve ter cerdas macias, cabo anatômico e uma cabeça pequena para limpar todos os lugares da boca, até mesmo os mais difíceis. Além disso, a escova deve ser trocada, no mínimo, a cada 3 meses, ou diante de sinais de desgaste. Se as cerdas não estiverem mais alinhadas e macias, é hora de trocar. Uma escova velha pode trazer danos à saúde bucal.

Também tenha atenção ao creme dental. A maioria já vem com flúor, que ajuda na fortificação do dente. Outros tipos que ajudam no clareamento e na redução de sensibilidade dentária são encontrados no mercado, mas é importante usá-los após orientação do dentista, para não prejudicar seu sorriso.

O uso de fio dental também é importante. Ele limpa onde a escova não conseguiu e retira restos de alimentos e bactérias que podem desenvolver mau cheiro ou doenças na boca. Já enxaguantes bucais não são um consenso entre especialistas, mas os que não contêm álcool são menos prejudiciais à saúde.

Modo de fazer

A escovação correta deve ocorrer da seguinte maneira:

  • Não use força nem faça movimentos bruscos, para não causar machucados, e também não use creme dental em excesso.

  • Escove a parte externa, virada para a bochecha, dos dentes de cima, da arcada superior, desde o encontro da gengiva com o dente até a superfície inteira dele. Faça movimentos circulares com a escova de cima para baixo. Repita a ação nos dentes incisivos, na parte dianteira da boca.

  • Escove também a parte interna dos dentes superiores, com os mesmos movimentos.

  • Limpe a superfície de mastigação dos dentes, a área que entra em contato com a arcada inferior, passando a escova para frente e para trás.

  • Repita os mesmos procedimentos com a arcada inferior: parte lateral, frontal, interna e de superfície de mastigação.

  • Utilize as cerdas do topo da escova para chegar a áreas difíceis da boca, como os dentes do fundo.

Não se esqueça de escovar a língua e as paredes bucais, áreas onde também ocorre o acúmulo de restos e bactérias que causam doenças e mau hálito.

Frequência de escovação

Uma boa escovação não deve durar menos de 2 minutos. É um tempo mínimo dentro de um dia inteiro, mas fundamental para manter a saúde bucal. Além disso, é preciso escovar os dentes pelo menos 4 vezes ao dia, ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

Tem dúvidas sobre saúde e higiene bucal? Participe do blog e conte para nós!

 

Publicações recentes

Deixe um comentário