Você já conhece os aparelhos personalizados? Fuja deles!

 em Aparelhos Ortodonticos, Profissionais da saúde, Público em geral

Uma tendência entre os jovens tem dado o que falar: aparelhos ortodônticos personalizados. Antes utilizados em caso de necessidade para correções da arcada dentária e que, em muitas situações, gerava relutância, hoje esse tipo de aparelho virou moda entre os adolescentes e até mesmo alguns adultos.

Eles são facilmente encontrados e comprados em centros de compras populares e até mesmo pela internet. O sucesso veio por fins estéticos, que diferentemente dos tradicionais que focavam a beleza em ter os dentes alinhados, agora têm seu “charme” entre os jovens pelo aspecto das cores e modelos diferentes.

Contudo, a falta de informação sobre os malefícios causados por estes aparelhos traz consequências desagradáveis no longo prazo. Isto porque, em grande parte dos casos, não há a supervisão de um profissional especializado nem para implantar, muito menos para acompanhar a utilização dos aparelhos ortodônticos personalizados.

O alerta dos dentistas sobre os aparelhos personalizados é: fuja deles! Mas você sabe o por que?

Os danos podem ser irreversíveis

Ao procurar por um dentista especializado, ele avaliará toda a situação atual de sua arcada dentária, o que precisa ser corrigido e qual a melhor forma de fazê-lo. Isto impacta no tipo de aparelho ortodôntico, o tipo de bracket, de elástico, bem como a força e o movimento ideal para fazer as correções e os ajustes conforme a necessidade de cada paciente.

Quando estas alterações são realizadas por conta própria, tais fatores não são levados em consideração. Afinal, os jovens não possuem o conhecimento de um dentista ortodôntico, tampouco sabem quais as necessidades para um tratamento dentário que cuidará de sua saúde bucal. Por isso, os danos causados podem ser irreversíveis!

Perda óssea e, consequentemente, dos dentes

O que parece uma brincadeira ou influência de moda, como citado pelos adeptos aos aparelhos personalizados, pode trazer como consequência a perda dos dentes no longo prazo. Como os ajustes de força e movimento dos elásticos são feitos por conta própria ou com a ajuda de um amigo, o ponto mal trabalhado acaba por amolecer os dentes diante a perda óssea, que no longo prazo ocasiona a perda dos dentes antes do fator de tempo natural para que isso ocorra.

Giroversão dos dentes

Um dos pontos “fashion” dos aparelhos personalizados está na forma como os elásticos são aplicados. Contudo, fugindo do modelo tradicional ou adequado à necessidade de correção do paciente, estes elásticos vêm entrelaçados sem o apoio do fio central, trançados entre os ganchos dos brackets, o que ocasiona a giroversão dos dentes. Esta anomalia é quando o dente rotaciona em seu próprio eixo, ou seja, sai da posição correta, entortando isoladamente aos demais.

Prejuízos na mastigação e consequências relativas a isto

O formato dos dentes interfere na mastigação. Ao utilizar os aparelhos personalizados de forma indevida, outras consequências referentes à má mastigação são geradas. Pode parecer algo sem grandes impactos, contudo isto interfere até mesmo na geração de problemas digestivos, já que eles estão, em muitos casos, ligados à sua forma de mastigação.

Dores, cáries, cortes e até mesmo intoxicação devido ao mau uso ou procedência dos materiais

Outros problemas se desencadeiam com o mau uso ou até mesmo pela procedência e higienização dos materiais. Dentre eles podemos citar dores de cabeça, cortes nas gengivas, infecções, cáries em decorrência à dificuldade de escovação de muitos modelos e falta de acompanhamento dos dentistas, dores de dente pelo mal engrenamento dentário, intoxicação em decorrência da procedência do material e sensibilidade.

A maior razão para fugir do uso dos aparelhos personalizados, contudo, é a grande probabilidade de que todos estes efeitos causados pelo mau uso destes itens ortodônticos serem irreversíveis, como explicado anteriormente. Por isso, antes de se preocupar com a parte puramente estética, pense sempre em sua saúde bucal e nas consequências que este tipo de ação pode causar!

E você, conhece alguém que faz o uso indevido destes aparelhos ortodônticos ou já conhecia os malefícios deles à saúde bucal? Tem alguma dúvida sobre isto? Aproveite os comentários abaixo para esclarecê-los!

Gostou desse artigo? Receba no seu e-mail informativo de temas como esse:

Fique por dentro de nossas novidades

* Campo obrigatório




Publicações recentes

Deixe um comentário