Você sabe a principal causa da retração gengival?

 In Público em geral

A retração gengival é o deslocamento da gengiva, que provoca a exposição da raiz do dente, podendo surgir uma sensibilidade na região, além de problemas estéticos. Ela pode ocorrer em apenas um dente ou em vários e pode ser causada por diversos fatores. Hoje vamos explicar quais são as principais causas, as consequências da retração e os principais tratamentos para o problema. Acompanhe!

Principais causas da retração gengival

A causa mais comum nos casos de retração gengival é o traumatismo por escovação, que pode acontecer por dois motivos:

  • Uso de escovas muito duras: o impacto causado pela fricção pode ocasionar que o rebordo do tecido gengival se afaste da coroa do dente.
  • Uso de escovas excessivamente macias: esse tipo de escova sugere a necessidade de mais força para a escovação, mas não é correto aplicar essa força contra os dentes ao escová-los.

Outros fatores podem influenciar o surgimento da retração gengival, como inflamação da gengivaocasionada por tártaro ou placa bacteriana; problemas oriundos de procedimentos odontológicos como clareamento dental, colocação de aparelho ortodôntico ou implantes dentários; piercings ou outras intervenções na região bucal e trauma oclusal, ou seja, mau posicionamento dos dentes.

Consequências da retração

A retração, mesmo de pequena proporção, não deve ser ignorada, pois pode acarretar na perda óssea ao redor do dente, além de haver a possibilidade de a retração se desenvolver e aumentar, ocasionando em mais perda gengival.

A retração também pode provocar sangramentos na gengiva durante a escovação, mau hálito, dor nos dentes e sensibilidade excessiva, gerando incômodo até mesmo no uso de talheres. Vale ressaltar que uma das consequências também é a influência na estética e autoestima das pessoas que sofrem com o problema.

Tratamentos

Somente um profissional poderá avaliar cada caso e definir qual o melhor tratamento, mas vale destacar que o mais importante é evitar a evolução do processo de retração. Isso poderá ser feito através de uma reeducação e implantação de nova técnica de escovação, mais adequada, além da remoção de hábitos que sejam nocivos. Uma limpeza profissional, adequação das restaurações e ajuste oclusal também podem ser fundamentais no tratamento. Até mesmo o uso de aparelho ortodôntico para corrigir dentes mau posicionados pode ser indicado.

Com relação à gengiva já exposta, o tratamento geralmente envolve uma cirurgia que consiste em pegar um pedaço de gengiva de outro lugar para revestir a retração. Esse tipo de procedimento evoluiu muito, mas para garantir o sucesso é necessário que seja feita uma avaliação da extensão do problema e das condições gerais da região afetada.

O mais indicado para todo e qualquer caso é evitar a retração, tendo bons hábitos de higienização bucal, utilizando escovas de cerdas macias, não aplicando força exagerada durante a escovação, fazendo uso de fio dental regularmente e visitando o dentista periodicamente.

E então, restou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe sua opinião em nosso espaço para comentários!

special care_post

 

Recent Posts
Showing 4 comments
  • Simone
    Responder

    Meu caso o dente ficou fora de estética subiu,isso pode ser uma retração? ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Simone. O seu caso é específico e o motivo varia de pessoa para pessoa. Somente um dentista pode analisá-la melhor.

  • Fabiola Gripp
    Responder

    muito interessante esse esclarecimento!!

    • TePe
      Responder

      Obrigado Fabiola.
      Ficamos felizes em ser úteis. 😀

Leave a Comment