Você sabe o que é colostro?

 In Público em geral

A qualidade da nossa alimentação é definitiva na manutenção da nossa saúde. Desde o nosso nascimento, é através do que ingerimos que conseguimos substratos energéticos e metabólicos para nos desenvolver corretamente e também para construir uma barreira imunológica para o nosso organismo.

E é justamente na nutrição do recém-nascido que encontramos uma das fontes alimentares mais poderosas para o desenvolvimento correto da criança: o colostro. Mas o que é o colostro? De onde ele vem? Para que ele serve?

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse composto alimentar, sua importância para a saúde do recém-nascido, e por que ele também pode ser útil para a sua saúde bucal.

O que é colostro

Colostro é o nome dado ao primeiro leite produzido pela mãe, logo após o nascimento da criança. Sua consistência é muito similar à de um líquido engrossado e sua cor pode ser amarelada ou mais transparente, e ele não jorra ou pinga como o leite materno comum, por esse motivo deve ser extraído pela sucção do bebê.

O colostro, apesar de parecer ser um leite descartável para a criança, é o responsável por fornecer ao recém-nascido uma quantidade enorme de nutrientes para seu desenvolvimento, além de uma boa concentração de proteínas e células de defesa da mãe, ajudando a criança a criar a sua própria imunidade.

O colostro funciona como a primeira vacina do bebê, tornando-se extremamente necessário para a manutenção da saúde da criança.

Propriedades do colostro

Mães e pais devem saber o que é o colostro para poder entender a importância desse primeiro leite materno produzido para a saúde da criança.

Esse composto apresenta várias funções essenciais para a saúde do recém-nascido. Além de fornecer a primeira dose de células imunológicas para a criança, ajudando a diminuir o risco de desenvolvimento de alergias e outras doenças, ele é capaz de:

  • Ajudar a proteger o tubo digestivo do bebê;
  • Reduzir os riscos de icterícia;
  • e também a agir como um primeiro laxante para a criança, ajudando a limpar o trato gastrointestinal para receber então o leite materno.

Bebês que ingeriram o colostro materno têm menores riscos de desenvolver a síndrome de morte súbita, muito comum nos primeiros meses de vida. A ingestão dessa substância também está relacionada a uma infância, adolescência e vida adulta mais saudável, sem grandes complicações infecciosas ou imunológicas.

O colostro também é importante para a saúde do bebê graças a sua concentração de proteínas (que é pelo menos três vezes maior do que o encontrado no leite materno comum), que ajudam no desenvolvimento físico da criança, de gorduras saudáveis, e também de vitamina A, que é essencial para a saúde da visão, da pele e também para a manutenção do sistema imunológico ao longo da vida.

O colostro pode ser fornecido várias vezes ao longo dos primeiros dias do bebê

Ao contrário do que muitos pensam, o colostro não é produzido pelas glândulas maternas somente no momento que segue o parto. Ele pode ser produzido e eliminado ao longo das primeiras mamadas da criança, chegando a representar entre 30 a 100 mililitros do leite materno consumido por dia.

Benefícios do colostro para a saúde bucal

O extrato de colostro tem sido utilizado na odontologia para compor produtos de saúde bucal. Graças a sua enorme participação no desenvolvimento da imunidade do indivíduo, acredita-se que o uso desse composto em produtos odontológicos pode melhorar a saúde dos dentes e de outras regiões bucais, diminuindo o risco de infecções desenvolvidas por consequência da má higienização ou da má alimentação.

Além disso, a boa concentração de nutrientes encontradas nesse composto lácteo é interessante para o desenvolvimento correto da saúde bucal. Por esse motivo, é recomendável que os odontologistas saibam o que é o colostro e por que ele pode ser um importante componente na saúde bucal de seus pacientes.

E você, já tinha ouvido falar das propriedades do colostro? Sabia que essa substância também pode ser usada para beneficiar a saúde bucal dos adultos? Comente este post e participe da discussão!

bioxtra_post

Recent Posts

Leave a Comment