Você sabe quais bactérias vivem em sua boca?

 In Público em geral

A boca é uma parte do corpo que abriga uma vasta comunidade microbiana, com bactérias que se fixam na mucosa, na língua, na gengiva e na superfície dos dentes, formando um biofilme. Estudos feitos na década de 90 identificaram pelo menos 700 tipos diferentes de germes vivendo em comunidades na cavidade oral do ser humano.

Quando esses micro-organismos se acumulam, podem causar algumas doenças como periodontite, cáries e gengivite — mas elas não se restringem à região bucal. As bactérias da boca podem acarretar um processo de inflamação nas gengivas e entrar pela corrente sanguínea, resultando em outras doenças, como, por exemplo, a endocardite bacteriana (inflamação que afeta as válvulas e o tecido que reveste o coração) ou uma pneumonia, ao levar a infecção para os pulmões.

Confira no artigo de hoje quais são as bactérias mais comumente encontradas na boca e como lidar com elas.

Bactérias da boca mais comuns

Estreptococos

As bactérias do gênero Streptococcus fazem parte da flora bucal do ser humano. Em nossas bocas, podem ser encontrados vários tipos da bactéria, como Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus mitis e Streptococcus pyogenes.

A bactéria Streptococcus mutans vive na superfície dos dentes e alimenta-se de açúcar, participando do processo de conversão da sacarose em ácido láctico, capaz de dissolver o esmalte do dente e provocar cáries.

A bactéria Streptococcus gordonii, por sua vez, também pode ser encontrada no biofilme que cobre os dentes e suas proteínas são capazes de atrair outras bactérias, como a Porphiromonas gingivalis, presente em infecções da gengiva.

Lactobacilos

As bactérias do gênero Lactobacillus convertem também lactose em ácido láctico que, como foi dito, pode ser responsável pelo surgimento de cáries.  Elas são bactérias de parede espessa e em forma de hastes compridas.

Estafilococos

Bactérias de parede celular espessa e forma oval, as espécies Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus são as mais comumente encontradas na boca. Estas bactérias formam colônias na pele, boca e intestinos.

Isso não significa que acarretarão em doença ou infecção, mas caso haja enfraquecimento nas barreiras de defesa do corpo, elas podem invadir outros pontos, resultando em processos infecciosos — por essa razão, são conhecidas como organismos oportunistas.

E. Coli

Bactérias Escherichia coli têm a forma de bastonete e são mais comumente encontradas no intestino. Porém. é possível encontrar uma pequena quantidade desse microrganismo na boca, sendo uma das poucas bactérias gram-negativas presentes na cavidade oral.

Como garantir uma boca saudável

A presença de colônias de bactérias em diversas partes do nosso corpo não é sinônimo de problema. Só é preciso se preocupar quando há um desequilíbrio, acúmulo excessivo ou quando elas encontram uma saída para entrar na corrente sanguínea, pois pode haver alguma doença ou infecção.

A visita regular ao dentista e correta higienização da boca são suficientes para manter o corpo inteiro livre de problemas provenientes desses micro-organismos. A escovação feita de modo correto, pelo menos três vezes ao dia, e o uso de fio dental são extremamente importantes nesse papel.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as bactérias da boca, confira também como prevenir a contaminação de sua escova de dentes!

 supreme_post

Recent Posts
Showing 7 comments
  • Erick
    Responder

    Aprendi demais em ciências tirei uma nota boa muito boa

    • TePe
      Responder

      Que bom, Erick. 😀 Conhecimento é muito importante. Em nosso blog temos diversos artigos relacionados a saúde e bem estar. Fique a vontade para conferir.

    • TePe
      Responder

      Que legal, Erick. Conhecimento é muito importante! 😀

  • Samuel Reis
    Responder

    Cadê as referencias ????????

    • TePe
      Responder

      Olá, Samuel. O senhor pode mencionar o artigo do blog da TePe como referência.

  • erick
    Responder

    aprendi muito,ganhei uma nota dimais,aprendi tudo que você posa imaginar sobre isso

  • MOAYR NOGUEIRA
    Responder

    AMEI A MATÉRIA. MUITO BOA. PARABÉNS !

Leave a Comment