Você sabia que a sinusite pode ser causada por problemas dentários?

 In Mau Hálito / Halitose

A sinusite é uma doença muito comum e afeta grande parte da população infantil e adulta. Em linhas gerais, a sinusite é uma inflamação secundária à colonização e infecção por micro-organismos dos seios da face — como são denominados os espaços no interior de alguns ossos da face.

Em condições saudáveis, estes seios produzem uma secreção que lubrifica seu interior e evitam a infecção, escoando esta secreção para o nariz e faringe. A infecção normalmente se origina quando há uma interrupção deste fluxo natural da secreção dos seios da face, permitindo que os germes se acumulem e tenham um ambiente favorável para crescer.

Um dos seios mais acometidos é o maxilar, e a sinusite encontrada nele está altamente relacionada a saúde da sua boca. Problemas dentários podem ser um dos fatores de risco para instalação de sinusite e é sobre isso  que falaremos no post de hoje. Acompanhe!

Principais sintomas

Os pacientes que têm sinusite de repetição conhecem bem os sintomas, mas não custa lembrar dos comuns, que são febre, dor de cabeça, sensação de peso na face e piora dessa sensação a movimentação da cabeça. Além disso, a sinusite causa tosse, nariz escorrendo ou entupido, diminuição do apetite entre outros sintomas podem indicar infecção dos seios da face. Ao verificar que algo não está bem, é fundamental procurar seu médico ou dentista para avaliação.

Sinusite e problemas dentários

Uma saúde bucal ruim está diretamente relacionada a maus hábitos de higiene. Pessoas que não escovam os dentes após as refeições, não utilizam fio dental diariamente e não realizam acompanhamento regular com dentistas são alvos das doenças acometidas por bactérias da própria boca deste indivíduos.

A inflamação da gengiva e ao redor do dente, a gengivite e a periodontite, são fatores de risco importe para a sinusite do seio maxilar, pois é neste osso que estão inseridos os dentes superiores, de forma que uma infecção na boca possa ser transmitida para o este seio com facilidade.

Se você tem algum sinal ou sintoma relacionado a problemas dentários, é importante procurar um profissional para diagnóstico e tratamento.

O risco dos procedimentos dentários

Alguns procedimentos dentários exigem um tratamento mais agressivo, que conta com manipulação e intervenção na anatomia da boca, como o tratamento de canal e a extração de dentes. Caso este procedimento não seja realizado de maneira adequada, pode-se criar caminhos que facilitam a ascensão dos germes, levando a uma fonte de infecção frequente dos seios da face, neste caso o seio maxilar.

Estes procedimentos podem também fazer com que parte do material utilizado ou mesmo restos alimentares sejam levados para o seio maxilar, também levando a um quadro de sinusite.

Tratamento para a sinusite

O tratamento da sinusite, normalmente, depende do germe causador do quadro. Em caso de infecção viral, o quadro costuma ser auto-limitado, isto é, evolui bem e para resolução sem tratamento específico, apenas usando medicação de suporte para alívio da dor e febre.

Nos casos de sinusite bacteriana, é recomendável o uso de antibióticos para resolução mais breve do caso, além do uso de medicamentos sintomáticos. Um bom profissional de saúde pode fazer esta distinção sem a necessidade de muitos exames complementares. Nunca faça uso de qualquer medicação sem prescrição médica.

Nos casos em que há quadros de repetição, é importante a investigação de fatores de risco, como os enumerados aqui, principalmente se o paciente possuir história de tratamento odontológico recente ou que indiquem problemas dentários. É fundamental avaliação especializada e, se necessário, com exames mais aprofundados.

Se você tem sinusite com frequência ou possui sinais de problemas dentários, procure um bom profissional de saúde para auxiliá-lo a resolver o problema. Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos em seu email!

Recent Posts

Leave a Comment