fbpx

6 Dúvidas sobre implante dentário

 Em Implantes Dentários

Para quem perdeu um ou mais dentes, o implante dentário pode ser uma das opções mais viáveis para retomar a boa mastigação, manter a saúde e a autoestima também.

É por essa razão que a procura por esse tipo de procedimento de restauração oral tem aumentado nos últimos anos.

É o que informa a ABIMO, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios. Segundo essa associação, são realizados, em média, 1 milhão de implantes dentários por ano.

Mas, ainda existem muitas questões sobre o implante: qual a substância usada? O processo dói? Quanto custa? Quais cuidados o paciente deve ter após ter um novo dente implantado?

Continue lendo o texto para tirar as suas maiores dúvidas sobre o tema!

Como é feito o implante dentário?

Em primeiro lugar, é utilizado um pino de titânio. Ele é colocado na gengiva para servir como a raiz do novo dente.

Todo esse processo é feito através de uma pequena operação, onde o pino é fixado no osso do maxilar ou da mandíbula. Por fim, é colocada a coroa ou prótese, que funciona como o dente artificial.

Mas, você sabe porque o titânio é utilizado? Ele é o único metal com compatibilidade com o corpo humano, desta forma, quando usado no processo do implante, o titânio tem a eficácia de fazer com que o osso fixe no pino permanentemente, ou seja, elimina muito as chances de rejeição.

Implante dentário dói?

Uma das maiores dúvidas sobre o implante dentário é se o processo dói. Por ser uma mini cirurgia, é comum associá-la a algo doloroso, mas a resposta é não, o implante não causa nenhuma dor. O cirurgião dentista irá anestesiar o local para que a pessoa não sinta dor durante o procedimento.

Mesmo sendo uma pessoa extremamente sensível à dor, e que tenha receio até da própria agulha da anestesia, é possível usar um anestésico tópico antes.

Alguns pacientes podem sentir um pouco de dor ou sensação de pulsação no local logo após a cirurgia, quando o efeito da anestesia cessa. Esse pequeno desconforto poderá ser controlado com algum analgésico receitado pelo próprio dentista.

 

O implante dentário dura para sempre?

Os implantes são pensados para resistirem ao longo de toda a vida do paciente.

Conforme falamos acima, o implante dentário é confeccionado com titânio, um produto compatível com o corpo e é fixado no osso, possuindo extrema resistência.

No entanto, é comum que a parte da prótese ou coroa sofra algum desgaste. Geralmente são feitas com produtos como porcelana ou resina, que são materiais mais sensíveis e podem precisar de substituição.

A troca irá depender dos cuidados de cada um. O que poderá influenciar na vida útil do implante é a carga colocada sobre o implante, hábitos, higiene bucal e alimentação.

É por esse motivo que não há como estipular o mesmo prazo de validade para todos, embora seja projetado para resistir a vida toda, a prótese pode sofrer muitas intervenções.

No caso do pino, apesar de muito mais resistente, existe o perigo de perdê-lo caso não seja adotado cuidados de higiene diários, algo que também poderia acontecer com os dentes naturais.

Algumas orientações para garantir a durabilidade do implante são:

  • Usar produtos de qualidade;
  • Realizar o tratamento com um dentista experiente em implante (implantodontista);
  • Realizar o pós-operatório corretamente;
  • Manter uma higiene bucal correta;
  • Realizar a verificação do implante;
  • Evitar cigarros;
  • Manter uma alimentação saudável.

É importante destacar que algumas doenças como a osteoporose e a diabetes comprometem a conservação do implante dentário, aumentando o risco de inflamações e dificuldade de cicatrização.

Quanto custa colocar um implante dentário?

O preço em média por implante é de R$1.500 a R$3.000.

Mas, esse valor pode mudar de acordo com a clínica escolhida e com o caso de cada pessoa. Por ser um procedimento complexo, é necessário analisar cada caso individualmente.

O que comer após finalizar a colocação do implante dentário?

Os primeiros dias depois do procedimento para implante dentário requerem certos cuidados, principalmente na alimentação.

Isso porque no primeiro momento não é indicado comer usando o lado em que foi realizado o implante, por isso é aconselhado optar por comidas pastosas ou líquidos. É importante, também, comer todos os alimentos após resfriá-los.

Alguns exemplos de comidas aconselhadas após o implante são:

  • Sopas frias (preferencialmente em forma de creme ou caldo, evitando pedaços);
  • Purês como de batata, abóbora ou até de frutas;
  • Leite e iogurtes;
  • Mingau morno ou frio;
  • Gelatina;
  • Sorvetes;
  • Chás frio.

É muito importante que você não esqueça de esperar os alimentos esfriarem para consumir, a fim de evitar o inchaço.

Além disso, outros alimentos que precisam ser evitados são: alimentos picantes, duros, alimentos secos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Como cuidar do implante dentário?

A higiene oral será uma grande aliada para a duração e saúde do seu implante dentário, é indispensável o uso de produtos corretos para garantir uma boa limpeza.

Pensando nisso, a TePe desenvolveu produtos específicos para manutenção do seu implante.

Escova Implante Ortho

Ela contém cerdas macias e oferecem mais conforto na hora da escovação e limpeza. O seu formato com duas fileiras permite uma higiene eficaz no espaço frontal entre a prótese e a linha gengival.

 

Universal Care

Uma escova com um exclusivo design, pensada justamente para os implantes dentários, possui pescoço angulado, cerdas afiladas, uma cabeça pequena e oval que pode alcançar o espaço entre gengiva e prótese de uma maneira mais fácil.

Escovas Interdentais

A TePe também conta com as escovas interdentais, um produto indispensável para a limpeza dos pequenos espaços entre os dentes e a prótese.

Os modelos macios estão disponíveis em diversos tamanhos, começando em 0,4 milímetros, até 1,3 milímetros. Já os extra macios podem ser encontrados desde 0,45 milímetros até 1,1 milímetros.

Além dos modelos tradicionais, a TePe traz também a escova Interdental Angle com cabeça em formato afilado e angulação que permite a limpeza nas áreas de difícil acesso.

Com um cabo alongado, que possibilita que a mão se encaixe perfeitamente e estabilidade na escovação, ela contém filamento metálico revestido com fina camada plástica para oferecer maior conforto, evitar choques galvânicos e não danificar o implante.

Você pode encontrá-la a partir de 0,4 milímetros até 0,8 milímetros.

Agora que você já entendeu melhor sobre os implantes dentários e a importância de bons produtos para a sua manutenção, adquira agora a sua escova TePe e perca o medo de sorrir com confiança.

 

Posts Recentes

Deixe um comentário