A pessoa que coloca um aparelho dentário tem a expectativa de que terá um sorriso mais bonito, fato que impactará na sua autoestima. Realmente este tratamento pode dar a você o visual que tanto deseja. Ao mesmo tempo, é preciso manter os dentes sempre muito bem higienizados porque, caso contrário, não será possível alcançar os resultados esperados. Por isso, é tão importante usar uma escova de dentes para aparelhos.

Além de não conseguir alcançar o resultado esperado, a ineficaz limpeza dos dentes pode resultar em doenças como cárie, gengivite, tártaro e raiz exposta. Não podemos deixar de considerar também o desperdício de dinheiro, afinal, o aparelho dentário tem custo, não é mesmo? 

Portanto, se você usa aparelho ou pretende colocar um, esse conteúdo tem todas as informações necessárias para o seu dia a dia. Aproveite o artigo!

5 dicas de como usar a escova de dentes para aparelhos

Sabia que para realizar a higienização completa dos dentes sem sofrer interferências das peças do aparelho ortodôntico, é necessário usar uma escova especifica para complementar a sua limpeza diária? Confira a seguir algumas dicas para usá-la:

Escove em cima e por baixo

Depois de retirar os elásticos intermaxilares e outras partes removíveis, utilize uma escova específica para aparelho, mantendo sua posição em 45 graus, fazendo a limpeza de cima para baixo, passando por todos os brackets. 

Fique bem atento se todos os resíduos foram eliminados, evitando assim a formação de placas nos seus dentes. 

Higienize os pequenos espaços

Use escovas com cerdas macias, que são capazes de limpar os locais mais difíceis, entre o arame e os dentes, proporcionando uma limpeza mais completa da sua boca. 

A higienização feita apenas com escovas de uso diário sem as particularidades de um produto próprio para a higienização de aparelhos é ineficaz, já que essas não conseguem limpar onde somente os modelos específicos conseguem. 

Use fio dental

Você pode estar fazendo a seguinte pergunta: então, se eu uso uma escova de dentes para aparelhos não preciso do fio dental? 

Nada disso! O uso do fio dental é também muito importante para limpeza entre as gengivas e os dentes. Entretanto, existem aqueles mais adequados para quem usa aparelho e o produto que melhor se adequa ao seu caso deve ser definido por um ortodontista. 

Escolha as melhores escovas de dentes para aparelhos

Por fim, a escolha de qual das escovas de dentes para aparelho poderá proporcionar mais bem-estar para sua rotina e contribuir com sua saúde bucal, ajudando a ter sucesso no tratamento. 

Mas quais são esses modelos e onde eu posso encontrá-los? A resposta está no próximo tópico. Continue a leitura!

3 escovas de dentes para aparelhos que você precisa ter

Escovas Interdentais

Falou em escovas interdentais, a melhor indicação são os produtos da TePe. Disponibilizamos para mais de 100 países, 2 tipos delas: Macias e a Angle, divididos em 8 tamanhos de diâmetro do metal. 

Inclusive, se quiser saber mais sobre a escova interdental, sugerimos a leitura do artigo “3 dicas para usar a escova interdental para aparelho corretamente”, que está aqui em nosso blog.

Escova Implant Ortho

As escovas de dentes para aparelhos precisam proporcionar três coisas: maciez, conforto e funcionalidade. 

Estes benefícios você encontra na escova Implant Ortho, modelo que conta com duas fileiras, permitindo uma limpeza completa em torno dos aparelhos e próximo à linha gengival, acima e abaixo do arco do aparelho. 

Escova Sole Unitufo

Esta é uma opção que possui um único tufo com filamentos curtos, o que possibilita fazer a limpeza completa, não só dos brackets e bandas de aparelho fixo, mas também das linhas gengivais e coroas dentárias. 

A Sole Unitufo limpa também os dentes de maneira individual com maior eficácia, fazendo o controle da placa bacteriana.

Pontos de Alerta para os cuidados com o aparelho 

Além dos métodos de higienização e tipos de escovas de dentes para aparelho, nós trouxemos aqui algumas orientações do que levar em consideração ao longo do seu tratamento. Olha só!

Conclusão

Agora que você já sabe as alternativas de higienização e qual escova de dentes para aparelhos é ideal para a limpeza completa no seu dia a dia, acesse a Loja Oral Saúde para comprar os produtos da TePe específicos para limpeza de aparelhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *