A importância dos cuidados paliativos em odontologia

 Em Dia-a-dia, Fio dental

Pacientes terminais também precisam cuidar da saúde bucal. Entenda nesse artigo a importância dos cuidados paliativos em odontologia!

Pacientes terminais necessitam de cuidados especiais pois normalmente tem a saúde mais frágil que a maioria das pessoas. Família, enfermeiros, médicos e amigos se preocupam com a saúde física externa dessas pessoas, porém, é preciso lembrar que a saúde bucal além de tratada no dentista, também precisa de cuidados diários, leia mais:

O que são cuidados paliativos?

Cuidados paliativos proporcionam uma qualidade de vida para pacientes com doenças terminais. Prevenindo possíveis aceleramentos de piora no quadro e aliviando o sofrimento da pessoa e de seus familiares.

Importância dos cuidados odontológicos em pacientes terminais

A saúde bucal deve sempre estar presente nos cuidados paliativos, pois a boca sem a higiene correta e tratamentos adequados, pode se transformar em uma porta de entrada para bactérias e vírus perigosos para a saúde.

A boca está diretamente ligada com a nutrição do corpo, logo, ao bem estar físico e psicológico do paciente, possibilitando, se bem cuidada, manter prazeres gastronômicos. Além de tudo dentes bem tratados estão diretamente ligados a estética e auto-estima.

Como manter a higiene bucal

Escovação

A rotina ideal de escovação é feita 3 vezes ao dia, após cada refeição ou administração de medicamento, por pelo menos 2 minutos. Deve-se escovar todos os dentes com movimentos circulares ou com movimentos de “varrer” de cima para baixo, dependendo do formato das cerdas da sua escova. Para esse procedimento deve ser usada uma escova macia ou extra macia para não causar machucados ou lesões na gengiva e bochechas.

Mini flosser

O uso do fio dental é necessário para a limpeza interdental. Para facilitar a higienização deve ser usado o fio dental com suporte, também conhecido como Mini Flosser.

O Mini Flosser da TePe conta com suportes biodegradáveis de polipropileno que seguram um fio teflonado e resistente que não esgarça ou se parte, para a limpeza perfeita e completa nos menores espaços entre os dentes.

Em caso de pacientes paliativos que precisam do apoio e higienização de cuidadores, com o mini flosser TePe, a tarefa diária do fio dental se torna mais higiênica, prática e rápida, gerando menos desconforto.

Perigos da falta de higiene bucal

É importante aproveitar os momentos diários de escovação dos dentes para analisar lesões como: inchaços,manchas, caroços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas e feridas.

A saúde bucal deve ser entendida como um todo, não só os dentes, pois principalmente nas bochechas, lábios, palato e língua ocorrem as lesões bucais mais recorrentes.

Cáries, halitose, gengivite, placa bacteriana e o tártaro são os mais comuns entre os problemas, e de solução mais simples.

Os cuidados com a saúde de pacientes terminais são um ato de esperança que podem proporcionar uma melhora no seu modo de ver e viver a vida. Os médicos e pessoas próximas devem buscar formas de deixar esse paciente seguro e acolhido durante o processo.

Conhece alguém que gostaria das dicas e explicações? Compartilhe esse post com ela!

Banner Mini Flosser

Posts Recentes

Deixe um comentário