fbpx

Apareceu um ponto preto no meio dos dentes? Pode ser cárie!

 Em Público em geral

Você acordou, e depois de escovar os dentes – olhando pelo espelho – você percebe um ponto preto no meio do seu dente. Você pega a escova, novamente, e passa mais rápido e com mais força, e esse pontinho não sai. Você chateado, pensa: “- Nossa. Eu tenho uma cárie! ”. Realmente, é algo que merece atenção.

Pontos pretos podem aparecer nos dentes por vários motivos. Nesse artigo vamos entender o que pode ser esses pontos pretos, o que é uma cárie, suas causas, prevenção e o tratamento dessa doença

Mas o que pode ser esse ponto preto no meio do dente?

Nem sempre um ponto preto ou mancha preta no seu dente significa que você está com cárie.

Nossos dentes apresentam uma anatomia diferente, constituídos por muitos sulcos e depressões que ficam sobre o dente. E é normal aparecimento de pontos ou linhas escurecidas nesses sulcos ou depressões.

Mas o que podem ser esses pontos? Além, da possibilidade de ser uma cárie, pode ser um sinal de outras manifestações, como por exemplo: resto de alimentos presos ao dente, tártaro, pigmentação por medicamento, pigmentação causada pela ingestão frequente de comidas e bebidas como um alto teor de corantes, (Ex: chá, mate, refrigerante vinho tinto e café), pigmentação causadas pelo fumo ou um selamento biológico.

O que é o Selamento Biológico?

Os selamentos biológicos são definidos como minerais e corantes que são fixados pela saliva às anatomias presentes no dente. Onde, esses não causam qualquer tipo de prejuízos.

Essa pigmentação não precisa ser removida, pois é encarada como uma defesa natural nos dentes contra o aparecimento de futuras cáries. Porém, a visita ao dentista é indispensável para diagnóstico correto.

O que é a doença cárie?

A cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e dieta dependente, que produz uma desmineralização das estruturas dentárias (esmalte e dentina).

Ou seja, é a destruição do esmalte dentário, a camada externa dura dos dentes, e da dentina devido a produção de ácidos pelas bactérias que formam o biofilme dental, também conhecido com placa bacteriana.

O biofilme dental forma-se constantemente nos dentes. Quando comemos ou bebemos alimentos que contêm açúcar, e não realizamos uma higiene bucal adequada. Assim as bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes.

O que causa a cárie dental?

A cárie é uma doença infecto contagiosa, causada por diversos fatores que danificam a superfície do esmalte do dente. Seus principais fatores são:

  1. Ingestão de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar;
  2. Uma dieta frequente com consumo de carboidratos;
  3. Uma má de higiene bucal (falta de escovação, cremes dentais inadequados, ausência de fio dental, etc.).
  4. O tempo é um fator fundamental. Longos períodos sem uma escovação eficiente podem resultar em um grande acúmulo de placa bacteriana;
  5. A complexa anatomia dental faz com que alguns dentes retenham mais biofilme dental. Portanto, é necessário escová-los mais completamente.
  6. Fatores genéticos (algumas pessoas são mais propensas à cárie).

Como prevenir cáries?

a)Escovação convencional + escova Interdental

Realize uma escovação eficiente. Escove os dentes após cada refeição, e antes de dormir. Quando você escova os dentes, há uma redução na placa bacteriana, prevenindo assim a cárie e outras manifestações bucais.

Não esqueça de escovar as áreas do seu dente onde a escova não consegue chegar, geralmente, nessas áreas há um acúmulo mais de placa bacteriana.

 Nesse sentido, além do uso de escova convencional há uma necessidade de fazer uso das escovas interdentais. A TePe possui uma da linha completa de escovas interdentais, com vários tamanhos, calibres e core. Essa linha está indicada para limpeza entre os dentes, aparelho ortodôntico, prótese dentária ou ponte fixa

b)Higienize sua da língua

A falta de uma higienização eficiente da língua, pode causar um crescimento no número de bactérias presas a ela, provocando o aparecimento da Saburra Lingual.

c)Fio dental ou MINI FLOSSER

O fio dental é um limpador interdental e serve para remover a placa bacteriana. O Mini Flosser  é um formato de fio dental com suporte que seguram um fio teflonado e resistente que não esgarça ou se parte.

O Mini Flosser está indicado para pessoas que têm dificuldade de usar o fio dental convencional, para pessoas que apresentem dificuldades motoras (manuais) diversas, pacientes especiais que precisam de cuidadores e pacientes acamados.

e)Dieta 

Manter uma dieta saudável controlando a ingestão de alimentos ricos em açúcares e amido, ajudam a manter sua boca saudável, pois esses são fontes de nutrientes para proliferação das bactérias presentes na boca.

f) Visite seu dentista regularmente

Vá ao dentista a cada três meses, não deixe para ir apenas quando você tiver um problema que precise ser solucionado. A prevenção é sempre o melhor tratamento.

g) Certifique-se de que a água potável de consumo seja fluoretada.

Desde a década de 1970, a fluoretação das águas passou a ser obrigatória no Brasil, sendo regulada pela Lei nº 6.050, de 24 de maio de 1974. Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a previne a formação cárie. 

Como a cárie pode ser diagnosticada? 

O diagnóstico só pode ser realizado pelo profissional cirurgião-dentista.

O diagnóstico é feito através do seguintes exames:

  1. Anamnese e um exame clínico detalhado da sua boca e de seus dentes;
  2. Quando necessário solicitação de raio X dentário, que pode mostrar a extensão de cáries e cáries ocultas;

Qual o tratamento para a doença cárie?

A visita ao dentista pode identificar cáries e outras condições dentárias antes que causem sintomas preocupantes, como dor de dente. Quanto mais cedo procuramos atendimento de um profissional, maiores serão as chances de reverter os estágios iniciais da cárie e impedir sua progressão. Se uma cavidade for tratada antes de começar a causar dor, você provavelmente não precisará de tratamento endodôntico (canal).

O tratamento das cáries depende dos danos que elas causaram aos dentes. As opções de tratamento incluem:

  • Tratamentos com flúor: Se a sua cárie está no estágio inicial um tratamento com flúor pode ajudar a restaurar o esmalte do dente. Os tratamentos com flúor podem ser líquidos, em gel ou verniz que são aplicados nos dentes.
  • Tratamento restaurador (obturação): As restaurações são as principais opções de tratamento quando a cárie progride além do estágio inicial.
  • Tratamento endodôntico – canais: Quando a cárie atinge a polpa dentária, causando dor ou sensibilidade, você pode precisar de um canal. Este é um tratamento para reparar e salvar um dente gravemente danificado em vez de removê-lo.
  • Extrações dentárias. Alguns dentes ficam tão cariados que não podem ser restaurados e precisam ser removidos. 

 

Posts Recentes

Deixe um comentário